segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Uma insegurança : Efetivação à vista ?

Se você tem dúvidas se será efetivado, uma possibilidade é perguntar. Outra é captar algumas pistas deixadas pelos chefes

É bem natural bater uma insegurança perto do fim do contrato de estágio ou da formatura na faculdade, acompanhada da pergunta: "Serei efetivado?"

Perguntar ofende?

Para resolvê-la, a principal dica é conversar diretamente com seu chefe. Afinal, é no seu futuro que você está pensando, certo?

Porém, tenha cuidado! Só trate do assunto em momentos adequados, como durante uma reunião de avaliação de desempenho ou em uma conversa relacionada ao seu trabalho.

Caso você não encontre o momento certo, nem abertura para perguntar, saiba que as empresas podem dar alguns sinais sobre a possibilidade de contratação. Veja só!

Como perceber? 

Se no local onde você trabalha há avaliação de desempenho, os sinais ficam mais claros - sejam eles positivos ou negativos. Por exemplo: uma avaliação em ritmo crescente é um ótimo sinal. Significa que você está evoluindo na empresa e que a chefia gosta do seu trabalho.

Aliás, a avaliação de desempenho é mesmo uma ótima ferramenta, que tem como objetivo justamente reforçar os pontos fortes e melhorar os mais fracos de jovens profissionais como você.

Agora, se não existe avaliação, é possível captar os sinais de outras maneiras. Se a empresa lhe atribui várias tarefas e você percebe que não é visto apenas como aprendiz, isso pode indicar que lhe consideram bastante responsável, comprometido e que confiam em você.

Uma dica é tentar perceber como seu líder lhe trata: ele frequentemente lhe envolve nos assuntos da equipe? Faz questão de incluí-lo em atividades que, na teoria, somente os efetivos realizam? Passa tarefas essenciais para o desenvolvimento de ações maiores?

Se as respostas forem positivas, você terá grande chance de entrar para o quadro da empresa!

Faça acontecer!

Vale lembrar que os sinais apenas indicam uma possibilidade, mas não uma certeza. Isso porque, embora uma efetivação pareça certa, você pode não ser contratado porque não há vaga ou por questões de orçamento e espaço físico mesmo.

O importante é não desanimar! Está na dúvida sobre seu futuro? Então entenda que, para ser efetivado, o estagiário precisa trabalhar como gente grande.

Assim, procure ser carismático, disposto, responsável e ainda cumprir os prazos. Além disso, evite atrasos, ajude a equipe, tente fazer além do que lhe é pedido e demonstre que gosta do que faz.

Fonte:http://www.bradescouniversitarios.com.br/ContaUniversitaria/?vgnextoid=10f74f6f95065310VgnVCM1000003e2ad70aRCRD&vgnextchannel=10f74f6f95065310VgnVCM1000003e2ad70aRCRD

Caio Ribeiro – 820

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.