sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Tenha coragem: Empurre a vaca (..)

Eu estava vendo alguns vídeos no youtube, quando me deparei com a parábola da vaquinha.

Essa parábola conta a história de um mestre que estava andando com seu discípulo quando avistou de longe um sítio e resolveu ir até lá fazer uma visita. Chegando lá encontraram uma família vivendo no meio da pobreza, sujeira e com roupas rasgadas.
O mestre, curioso, perguntou ao pai daquela família como eles faziam para sobreviver.
O pai entao, disse ao mestre que eles possuiam uma vaquinha, a qual fornecia o leite para o sustento dele e de sua família e o restante que sobrava eles vendiam ou trocavam por outros alimentos na cidade.
O mestre então, indo embora pediu para seu discípulo que estava com ele para que fosse até a vaca e a empurrasse em um penhasco. E assim foi feito, o jovem empurrou a vaca e a viu cair e morrer. 
Algum tempo depois, o jovem preocupado com o que havia feito com o sustento daquela família, decidiu voltar até o sítio para ver o que tinha acontecido. Chegando lá, se deparou com um sítio lindo, cheio de árvores e flores e se assustou pensando que aquela família tivera que vender o sítio para garantir seu sustento.
Encontrando o dono da vaquinha, o jovem o perguntou como ele conseguira tranformar aquele sítio e estar tão bem de vida. E o homem, respondeu: Nós tinhamos uma vaquinha que era o nosso sustento, mas ela caiu em um penhasco e morreu. Então tivemos que desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos e só estão, encontramos o sucesso!

E assim, deveria ser a nossa vida. Todos nós possuímos habilidades e competências que nem sabemos ter e que não são utilizadas porque não nos desapegamos do que é básico, costume. Ficamos parados no tempo, considerando a atual situação como agradável sem nem imaginar quantas dessas vaquinhas estão em nossas vidas e quantas habilidades poderiam serem desenvolvidas se nos livrarmos de pelo menos uma dessas vaquinhas.
O medo de mudar, de encarar situações diferentes nos privam de desenvolver capacidades e faz com que estas se mantenham ocultas. Se esta família ainda estivesse com essa vaquinha, talvez ainda estariam na mesma situação ou ainda pior.
A iniciativa de tirar essas vaquinhas do nosso caminho deve surgir de nós. Nós devemos ter a vontade de mudar e sair da zona de conforto. A nossa vida é composta de momentos bons e ruins, mas cada um de nós temos o poder de enxergar essas situação de acordo com o que queremos enxergar. Existem obstáculos no nosso caminho, mas temos o poder de escolher se queremos ser vítimas e ficarmos lamentando ou se vamos encará-lo e seguir em frente em busca do sucesso.
Se alguma vaquinha de sua vida caiu no penhasco sem que você quisesse, não é hora de ficar olhando para trás e ficar lamentando. Seja uma demissão inesperada, ou algo que você esperava e não aconteceu, é hora de tirar proveito disso. 
Precisamos passar por muitas coisas em nossas vidas para amadurecermos e ter orgulho de dizer que passamos por obstáculos e vencemos, e se vencemos foi porque não escolhemos ser vítimas de nossos problemas.

Achei nessa parábola um incentivo para minha vida e espero que motivem vocês assim como foi comigo.
Não fiquem com medo do novo ou desconhecido, existem obstáculos para serem superados. Vocês são capazes de coisas que nem imaginam!

Se alguem quiser ver o vídeo da parábola:

Um comentário:

  1. Enfrentar nossos medos é com certeza uma tarefa nada fácil, mais é preciso sempre buscar realizar nossos sonhos. Ter iniciativas e correr atras de objetivos mesmo que seja um risco é necessário para se alcançar o sucesso! (Vania Barbosa 857)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.