sábado, 20 de outubro de 2012

Sustentabilidade nas Empresas


Sustentabilidade é pensar no futuro das próximas gerações e na manutenção das organizações sociais atuais, não só garantindo o crescimento/equilíbrio econômico, mas também diminuindo o impacto ambiental das nossas atividades e promovendo o bem estar social.
A redução do impacto ambiental nas empresas implica em minimizar o uso de matérias primas, energia, água e também da produção de resíduos e emissões atmosférica. Para tanto, as empresas utilizam ferramentas de gestão (sistema de gestão ambiental, produção mais limpa, ecodesign,…) e tecnologias limpas (Energia limpa, TI verde, …) e práticas de consumo sustentável (compra verde, gestão sustentável da cadeia de suprimentos, consumo colaborativo…).
A promoção de uma sociedade mais justa requer que as empresas desenvolvam projetos para a redução desigualdades sociais (pobreza, analfabetismo, discriminação – raça, gênero,…) como, por exemplo, projetos de inclusão digital, educação e profissionalização, geração de renda, promoção cultural, etc. Contudo, repensando a qualidade de vida no ambiente de trabalho (condições de saúde e segurança, jornadas de trabalho, remuneração, sistemas de controle,…) não só dos membros da empresa, mas também de fornecedores e distribuidores, combatendo o trabalho escravo, infantil, etc.
Assim, as ações de responsabilidade social extrapolam o ambiente interno das organizações, exigindo uma proatividade diante das pressões dos diferentes públicos interessados na empresa (stakeholders). A responsabilidade social corporativa a busca da legitimidade (aceitação), da transparência (comunicação) e da governança (articulação e influência) das ações perante acionistas, agentes governamentais (política e regulatória), comunidade local, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, mídia, etc.
Enfim, Sustentabilidade é ir além. Ir além da legislação vigente, da filantropia, das ações pontuais. É inovar em produtos, processos e organização do trabalho, mercados – inclusive os que “não consomem”. É mudar o negócio e também colaborar para a inovação tecnológica e social, visando à qualidade de vida das pessoas e à manutenção do meio ambiente. É pensar em um consumo mais consciente, muitas vezes não consumir ou não produzir. Talvez seja apenas mudar de atitude ao colaborar e pensar no outro e no amanhã.

Por: Patrícia Dias que é mestre e bacharel em Administração pela UFRGS, atualmente ministra disciplinas nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, e participa do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação (GPS) na UFRGS

Fonte: http://www.acaosistemas.com/blog/


(Bruno S. de O. Ribeiro - 852)


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