terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quais as diferenças da abordagem funcional e da abordagem sistêmica?

A importância da aborbagem Sistêmica é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo.

Os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações, são analisados como “sistema abertos”, mantendo um continuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente. A Teoria de Sistema permite reconceituar os fenômenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.
As organizações com sistemas abertos, não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento. Tal como os organismos vivos, as organizações têm funções primárias ou principais, que mantêm estreita relação entre si, mas que podem ser estudadas individualmente.
Já na abordagem funcional de acordo com CHIAVENATO (1999) a departamentalização consiste no agrupamento de atividades baseado no uso de habilidades, reconhecimentos e recursos similares, é o tipo mais comum de departamentalização.
Segundo CHIAVENATO (1999), existem as vantagens que está abordagens oferece como a facilidade de trabalho dentro de cada departamento já que um pode dar apoio ao outro, como compartilhão o mesmo conhecimento técnico, e dessa forma utilizam a mesma linguagem constituindo uma forte vantagem competitiva, além disso a departamentalização funcional reduz custos administrativos visto que as pessoas trabalham no mesmo tipo de tarefa e podem balancear quando a demanda cai ou aumenta, porém também existem as limitações dentro deste sistema, um dos pontos negativos é a dependência de informações de outros setores, o processo de informação fica lento e pode criar conflitos com outros departamentos, os gerentes de departamento tem não tem total autonomia nas tomadas de decisões, cada departamento tem seus próprios objetivos táticos e departamentais com prioridades que se diferem dos demais, tornando- se isolado e criando barreiras nos relacionamentos.

MICHELE BARBOSA RIBEIRO - 435

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.