domingo, 28 de outubro de 2012


PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO

Com base na obra Ivancevich (p. 419), vejamos como um programa de orientação pode contribuir para organização.
O processo de orientação pretende enviar mensagens claras e proporcionar informações a respeito da cultura organização e do cargo ou função a ser ocupado.
- Reduzir a ansiedade das pessoas, que geralmente é provocada pelo receio de falhar no trabalho esse fator pode ser minimizado desenvolvendo tutorias de funcionários mais experientes que dão apoio e orientação.
- Reduzir a rotatividade, fator advindo do sentimento de ineficiência do novo colaborador ou ainda da impressão de ser indesejado. É necessária maior atuação da gestão para perceberem se está ocorrendo, principalmente com os recém contratados, situações como a aqui citada e definir um processo de orientação e acompanhamento eficaz.
- Economizar tempo, geralmente quando os novos colaboradores não recebem orientação eles gastam mais tempo para conhecer colegas e seus trabalhos além da organização em si perdendo eficiência. Quando há orientação adequada, coesa e integrada, além da colaboração dos demais colegas e supervisores o novo colaborar se integra mais rapidamente economizando tempo.
- Desenvolver expectativas realistas, o programa de orientação deve expor o que a organização espera do novo colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.