sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Processo de remuneração de pessoas

Em uma aula sobre remuneração de pessoas, da professora de RH, Fernanda Freitas, foi levantado uma discussão acerca de um assunto que quero compartilhar em nosso blog. Segundo Freitas (2012), pessoas que trabalham em uma mesma organização e desempenham a mesma função tem que receber a mesma remuneração, é lei.

Porém sabemos que isso nem sempre ocorre, principalmente em empresas pequenas, pois em nosso país muitas leis existem, mas não são cumpridas devido à pessoa que está sendo lesada não reclamar seus direitos ou aceitar uma situação absurda dessa por medo de perder o emprego. No livro gestão de pessoas, de Idalberto Chiavenato, este tema também foi abordado no capítulo 9: remuneração. Na abordagem do autor, ele defende a utilização dessa política de remuneração heterogênea entre funcionários que desempenhem a mesma função.

“A decisão de pagar abaixo do mercado é comum em organizações pequenas, jovens e não sindicalizadas e que operam em áreas economicamente pouco desenvolvidas e que apresentam elevada proporção de mulheres e minorias em sua força de trabalho” (CHIAVENATO, 2010, p.286).

Realmente é comum, mas é ilegal e essas empresas que adotam esse tipo de política de remuneração devem ser denunciadas. Isso ainda acontece devido à conivência das pessoas que trabalham nessas empresas.
Lucas Bicalho (854).

Um comentário:

  1. Muitas pessoas exercem atividades dentro de empresas somente pensando na remuneração que irão receber, e quando esta não corresponde a expectativa ou é diferente dos demais colegas que exercem a mesma função acaba sendo frustante e gerando conflitos.

    Ana Paula-861

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.