domingo, 14 de outubro de 2012

Problemas com os gestores brasileiros

Ao refletir sobre perfil de liderança, me deparei com um noticiário um tanto interessante falando sobre como tem se classificado nossos líderes brasileiros dentro de uma pesquisa realizada no ano de 2009 acerca de autoridade e conservadorismo. Segue abaixo a notícia para nossa reflexão, como futuros administradores e como líderes, seja em qualquer âmbito de nossa vida.

Gestores brasileiros são autoritários e conservadores

Valor Econômico, 01.06.2009
São Paulo

"A maioria dos gestores brasileiros não desenvolveu de forma satisfatória sua capacidade de liderar e possui um estilo de liderança conservador e autoritário. Essa é a principal conclusão de um estudo realizado pela consultoria Fellipelli com 21.602 profissionais do alto escalão ao longo de 2008, com base em ferramentas de análise de tipos psicológicos.
De acordo com a pesquisa, apenas 32,8% dos executivos sabem liderar de forma plena e 12,1% têm a inovação como uma competência inata. Para Adriana Fellipelli, diretora da consultoria, esse gap pode significar prejuízo e baixa produtividade, especialmente em momentos de turbulência no cenário econômico internacional. "Sem aperfeiçoar essas habilidades, os gestores estão deixando um para trás uma grande oportunidade para que suas organizações se renovem e se tornem mais competitivas."
A análise dos dados revelou que nos níveis de comando, 27,1% dos gestores brasileiros apresentam tendência a uma liderança mais autoritária e tradicional. Adriana ressalta, no entanto, que isso não é necessariamente uma coisa negativa. "No ambiente corporativo, transmitir autoridade permite que as atividades sejam feitas de forma mais organizada e homogênea", explica. Mas é preciso ficar atento, pois esse método de trabalho pode inibir a renovação e a evolução das operações. "É preciso exigir criatividade e autonomia da equipe e ser mais aberto a mudanças para garantir um fluxo melhor de ideias e tarefas", afirma. Prova disso é que 53,3% dos entrevistados não apresentaram propensão a correr grandes riscos e realizam até mesmo tarefas com as quais não concordam. "Se esse profissional souber se colocar, talvez consiga melhorar muitos processos da empresa por meio, por exemplo, de contrapropostas", diz.
De acordo com Adriana, não existe um perfil certo ou errado nos negócios, uma vez que todos têm vantagens e desvantagens.
Por esse motivo, é essencial formar uma equipe diversificada. "As pessoas se complementam nas mais diversas atividades do dia-a-dia. Possuir um quadro de funcionários bastante heterogêneo é a chave para garantir a qualidade do trabalho", afirma a consultora."
 
Fonte: http://alideranca2009.blogspot.com.br/2009/06/o-problema-dos-gestores-brasileiros.html
Acesso em: 14 de outubro de 2012.

Lara Luiza 830

Um comentário:

  1. Realmente o perfil de gestores no Brasil é bem mais predominante o estilo autoritário e tradicional.È só olharmos ao nosso redor, que poderemos encontrar vários exemplos de pessoas que fazem do cargo que ocupam uma maneira de se sentirem superiores e no direito de menosprezarem seus subordinados. Esses indivíduos que ainda agem dessa maneira, acabam inibindo o espirito inovador que poderia fluir em um determinado funcionario, já que o medo de errar pode fazer aquele colaborador se calar, e não colar sua idéia para funcionar.
    Lucas Bicalho (854).

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.