sábado, 20 de outubro de 2012



Planejamento estratégico de RH

Para definir planejamento estratégico é preciso entender o processo de seleção dos objetivos de uma organização, determinar as políticas, programas estratégicos são funções do planejamento estratégico que visa atingir objetivos específicos. E é bom lembrar que são os conjunto de informações que orientam os membros das organizações a tomar as decisões que irão compor o planejamento.

Atualmente se tornou cada vez mais importante a flexibilidade, as habilidades, competências e atitudes para se posicionar em situações ambíguas, encontrar soluções eficazes e criativas é uma das preocupações centrais em todo o mundo. Que hoje é caracterizado por turbulência, inovações, atitudes empreendedoras, mudanças, conflitos, comportamento, personalidades também por um crescente grau de interdependência, complexidade que exigem mudanças de comportamento e adaptações. É aqui que entra o planejamento estratégico em Recursos Humanos, uma ferramenta utilizada para auxiliar os gestores.

Para Chiavenato (1999) existe uma hierarquia do planejamento, que são elementos necessários para execução do plano de ação:
Base Informativa dos dados
– busca desenvolver informação na medida certa - quantidade e qualidade.
Flexibilidade
– quanto mais flexível for o plano, menos é a necessidade de replanejamento. O plano deve comportar variações.
Objetivos
– um plano deve apontar para resultados.
Predominância de Ação
– o planejamento prepara a ação, mas não a substitui.
Tipos de Planejamento:
Superior
– Estratégico
Intermediário
– Tático
Inferior
- Operacional

Para elaborar a formulação da estratégia segundo Chiavenato (1999, p.57), é necessário que o processo de declaração do planejamento tenha como ponto de partida a determinação sistemática de objetivos estratégicos e de estratégias para atingí-los. Os planos estratégicos geralmente de longo prazo, envolvem decisões de alto impacto organizacional e despendem grande volume de recursos na busca dos macrobjetivos da empresa. Entretanto, a formulação estratégica não deve ser confundida com um plano, que é a expressão escrita e sistematizada resultante desse processo, etapa em que se formalizam as declarações em determinado momento. Trata-se, de um processo, de uma seqüência de etapas que permite à organização refletir, discutir e definir seus propósitos e suas estratégias fundamentais.

Portanto é bom lembra que o assunto é amplo e demanda muito estudo, mas acima disso é uma necessidade das organizações e aquelas que a adotam são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho, utilizam o planejamento estratégico como vantagem competitiva no mercado.

bibliografia CHIAVENATO, I. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: Como agregar talentos à Empresa. São Paulo: Atlas, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.