segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Para os fãs das redes sócias. O excesso de postagens pode ser mal visto.

Fotos sensuais e comentários grosseiros são conhecidos inimigos de candidatos a emprego. Mas frequência exagerada na rede também pode atrapalhar

Por Michele Vitor

Quem é que não gosta de compartilhar momentos felizes com todos que conhece? Postar fotos daquele passeio incrível com a galera em redes sociais como Facebook, Twitter e até no quase esquecido Orkut?

Mas a questão é: assim como os seus amigos, os responsáveis por processos seletivos em empresas também podem ver. ''É a realidade, virou rotina'', afirma Ana Luiza Mano, consultora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

"O comportamento nas redes sociais pode determinar o sucesso ou a desclassificação em processos seletivos", diz.

O desafio, portanto, é saber quais os limites da exposição da vida pessoal, lembrando-se de que a rede é um espaço público e as informações podem ser vistas por todos os que têm acesso à internet.

Enxurrada de mensagens

Prejudica a imagem de um profissional, por exemplo, postar fotos de bebedeira com amigos e fotos sensuais de biquíni. Assim como não pega nada bem publicar e compartilhar comentários grosseiros e polêmicos.

As pessoas que postam conteúdo em excesso - e com muita frequência - também não são bem vistas.Segundo a consultora, não é difícil entender o porquê disso. Imagine um candidato disputando uma vaga de administrador, gestor ou até diretor financeiro.

Ele pode ter um currículo muito bom, mas, se ao pesquisar seu perfil na rede o recrutador encontrar uma enxurrada de mensagens e fotos, o que ele deduz? "Simples e óbvio: como confiar na responsabilidade de uma pessoa que não consegue se desconectar? Como ele cumprirá prazos e metas se não fica dez minutos sem entrar nas redes?"

A consultora conta que já viu situações em que profissionais foram eliminados ou escolhidos pelo comportamento na internet. Ela lembra o caso de uma moça que foi desclassificada por causa da foto em uma rede social voltada para contatos profissionais.

"Quando abrimos o seu perfil e vimos a foto, tivemos a impressão de que ela estava sem roupa, o que pega muito mal para quem está buscando emprego. Acredito que ela estivesse com uma roupa tomara que caia, mas a impressão não foi boa".

O contrário também ocorre. Ana conta que viu um rapaz ser escolhido entre três candidatos por apresentar um comportamento mais racional e tranquilo na rede.

"Sua página no Facebook  era uma fan page normal, com foto de passeios, com a namorada e a família, mas tudo de forma moderada. Nada exagerado. E a forma como ele se comunicava com as pessoas era respeitosa, sem palavrões e sem imagens e pensamentos polêmicos".

Devo aceitar o chefe como amigo?

Uma dúvida comum entre quem não abre mão de postar fotos e comentários é se deve aceitar ou não os chefes como amigos nas redes sociais.

Segundo Ana, uma saída é limitar a visualização de algumas pessoas como chefes e colegas de trabalho. Isso é possível e, de acordo com ela, não pega mal.

Fonte :  http://www.bradescouniversitarios.com.br/

Caio Ribeiro – 820

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.