sábado, 13 de outubro de 2012

OS SEGREDOS DA BOA GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES


1. Definir critérios para o relacionamento da empresa com a família 
De acordo com Renata Bernhoeft, esse é um dos principais desafios enfrentados na gestão de empresas familiares. É importante ter claro para todos os membros da família quem trabalha na empresa e quem não trabalha, assim como separar o ambiente familiar do empresarial. “Muitas vezes, não notamos os problemas causados pela falta dessa separação no dia a dia, mas, no longo prazo, isso pode ser uma falha significativa para a empresa”, diz. 

2. Estabelecer regras para a remuneração 
Determinar critérios claros para a remuneração, tanto a dos executivos quanto a da família, é fundamental para manter o caixa da empresa saudável. O mesmo vale para o uso de bens e serviços da empresa.“No negócio, cada um tem um papel e uma performance. É preciso criar critérios claros para gerir a empresa”, afirma Renata. 

3. Criar um contrato de uso de marca 
Ao longo da história da empresa, podem surgir conflitos em relação ao uso e à exclusividade da sua marca. Uma das questões, por exemplo, é se os familiares podem ou não abrir empresas com marcas diferentes. Todos esses detalhes devem ser definidos pelos sócios em contrato. 

4. Criar um sistema de preparo e inclusão dos herdeiros para que se tornem sócios 
Essa é outra medida que pode ser crucial para a saúde da empresa no longo prazo, já que determina quem irá entrar na sociedade e que tipo de preparo deverá ter para isso. “É um cuidado importante, pois muitas vezes os herdeiros não têm os mesmos interesses e as mesmas visões de negócio que os pais”, diz Renata. 

5. Explorar os valores da marca 
Uma das principais qualidades de uma empresa familiar são os seus valores. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que esses valores não se tornem engessados e limitem ou direcionem demais o posicionamento de mercado da empresa. “Os valores têm que ser uma força, não uma fraqueza”, afirma Renata. 


Fonte: Internet
<http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI185037-17171,00-OS+SEGREDOS+DA+BOA+GESTAO+DE+EMPRESAS+FAMILIARES.html>

Acessado em:13 de Outubro de 2012 às 17:00hs

Muitas famílias têm excelentes ideias e então para o mercado de negócios, mas por falta de conhecimento e de orientação passam por inúmeros problemas que poderiam ser evitados se certas atitudes e acordos forem firmados previamente.

(Bruno S. de O. Ribeiro- 852)


2 comentários:

  1. Separar assuntos e objetivos familires de assuntos e objetivos da empresa pode ser o primeiro passo para o sucesso de uma empresa familiar. A questão da sucessão, por exemplo, pode levar uma empresa familiar ao insucesso quando um pai projeta no filho objetivos que esse filho não almeja. (Ana Carolina, 91)

    ResponderExcluir
  2. As empresas familiares oferecem aos seus membros uma grande vantagem em relação ao conhecimento pessoal o que gera um relacionamento muito mais efetivo entre os seus membro. No entanto o que pode ser uma vantagem pode se tornar uma desvantagem caso os seus membros não consigam separar os assuntos familiares dos assuntos da empresa.

    (Jailson Alves – 174)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.