domingo, 21 de outubro de 2012

O Novo Paradigma da Qualidade

O avanço cada vez mais rápido da globalização deixa o ambiente externo à organização, cada dia que passa, mais intenso, mutável, intranquilo, turbulento, incerto, traçoeiro que ora favorece, ora destrói empresas.
A aprovação incondicional dos clientes da qualidade oferecida pela organização a seus produtos e serviços não depende mais exclusivamente da qualidade dos mesmos, existem vários outros processos organizacionais determinantes e a qualidade precisa imperar neles para que a empresa alcance altos níveis de competitividade.
Os processos organizacionais são desenvolvidos por pessoas e estas, por sua vez, possuem o recurso mais valorizado nos dias atuais: o talento. Agora o valor maior está no talento das pessoas, e pessoas talentosas não ficam em empresas que não lhes fornecerem autonomia e chance de crescimento.
Empresas inteligentes adequam-se aos novos paradigmas da qualidade. Usam de tecnologia séria capaz de alertar contra problemas e identificar claramente oportunidades, além de investir mais em recursos humanos, pois sabem que de nada valem as inovações tecnológicas se não forem utilizadas corretamente pelas pessoas que as coordenam.
O uso de certas ferramentas administrativas como Benchmarking, Empowermente, Open-book, Reengenharia, Indicadores de Desempenho (BSC) e Coaching   conduzem a patamares extraordinários de qualidade organizacional promovendo melhorias tanto para as empresas quanto para seus funcionários.
Em um mundo onde nada se cria, mas tudo se aprimora, a chave para o novo paradigma da qualidade está nas mãos daquele que busca sempre se reinventar. (Ana Carolina, 91)

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