sábado, 20 de outubro de 2012

Motivação

A motivação em empresas é uma técnica muito utilizada por administradores em beneficio da própria empresa. Pensando nisto muitos gestores utilizam de 5 estratégias para manter motivados os seus colaboradores. Entenda cada uma:

             1. Oferecer Treinamentos:
Oferecer treinamentos como bônus por um trabalho bem feito é bom para os dois lados.
  • Deixa os colaboradores felizes pois eles têm a oportunidade de melhorar o seu currículo.
  • E a empresa também fica feliz pois ela agrega capital intelectual, com as habilidades dos colaboradores.
Os tipos de treinamentos que a empresa pode oferecer, vai depender do tipo de atuação da empresa, segmento de mercado, o que a empresa necessita que seus colaboradores tenham mais conhecimento. Geralmente as pessoas mais novas são as que estão mais disposta a melhorar suas capacidades e acrescentar habilidades.

            2. Peixe
Três autores - Stephen C. Lundin, Harry Paul e John Cristensen - escreveram um livro excelente chamado "Peixe", que explica como transformar um local de trabalho desanimador em uma casa de força produtiva e divertida. A ideia central do livro é demostrar que quando uma empresa concede mais liberdade ás pessoas para expressarem sua alegria e seus talentos no trabalho, elas ficarão mais motivadas e a cultura da empresa poderá ser transformada.   

           3. Reconhecimento
Um dos mais poderosos fatores de motivação no trabalho é o reconhecimento positivo. A valorização sincera de um bom trabalho bem feito vai longe. São utilizados vários tipos de recompensas aos colaboradores, como vale-presentes, uma tarde de folga, um novo título, uma massagem são algumas fomas de recompensar os colaboradores; porém a empresa deve ficar atenta ao fato de que nem todas as pessoas são iguais, e o que as vezes uma recompensa pode, ser boa para uma pessoa e pode não ser para outra.

          4. Políticas Criativas
Há diversos tipos de políticas criativas que podem ser utilizadas pelos administradores, como forma de motivar e guiar as pessoas na direção certa: horário flexível, trabalho em casa ou divisão de tarefas, são alguns exemplos.

          5. Ouça e Aja
Muitos dos colaboradores acham que seus conhecimentos não são ouvidos nem valorizados. Uma empresa que incentiva respostas aos comentários e ao desempenho dos funcionários faz com que as pessoas se sintam queridas e compreendidas. Porém ouvir não é o bastante, é preciso Agir! 
Tomar atitudes com as sugestões dadas faz com que os funcionários se sintam mais motivados.


(Solange Dias- 831)

Um comentário:

  1. Manter seus funcionários motivados realmente traz grandes benefícios, nao só pro funcionário mas também para a pópria empresa, afinal um profissional motivado vai se empenhar mais e trabalhar junto com a organização na busca para atingir os objetivos organizacionais ao mesmo tempo que irá satisfazer suas necessidades pessoais.Muito interessante este post!
    Andréia Vilela - 780

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.