segunda-feira, 29 de outubro de 2012


     Modelagem de Cargos

     Dentre as organizações é necessário definir, ou seja, modelar os cargos pois integram a forma estrutural de uma organização. São eles os responsáveis pelas atribuições de cada pessoa – a qual será acometida futuramente nesse cargo – distribuindo atividades e tarefas a serem realizadas. Tal forma condiciona um efeito determinístico na configuração, no nível de especialização, bem como na distribuição de colocações.
      Vejamos um esquema básico de modelagem de cargos:


           Cargo Selecionado: Exemplo, Costureiro
             
           
            Cargo na Classificação Brasileira de Ocupação - CBO

Número da CBO: 7-95.30 - Costureiro de roupas de couro e pele, à mão (confecção em série).
Descrição resumida: Executa, à mão, um ou vários trabalhos de costura, na produção em série de roupas de couro e pele, manejando agulha e outros instrumentos e material apropriado, e atentando para a técnica requerida, para confeccionar peças de vestuário e afins.
Descrição detalhada: cose entre si as diferentes partes da peça de vestuário, guiando-se pelas marcações e utilizando agulhas e linhas adequadas, para confeccioná-la; cose as bainhas, forros e botões, atentando para a técnica requerida e seguindo as indicações, para dar o acabamento à peça. Pode fazer pontos decorativos nas peças de couro e pele. Pode especializa-se em um ou vários dos trabalhos mencionados e ser designado de acordo com a especialização.

 Método para obter e relacionar as atividades do cargo

Para criação de um novo cargo pretende-se fazer entrevistas com outras costureiras, para que as mesmas relacionem com minuciosamente todas as atividades por elas desempenhadas, então, cruzar-se-á as informações colhidas com as descritas no CBO.

Desenho, Análise, Descrição e Especificação do cargo

Atuar na área operacional da empresa, no manejo de uma máquina de costura, a fim de confeccionar diversas peças de vestuário de couro ecológico. È necessário que o colaborador tenha experiência de, no mínimo, 6 meses em corte e costura e possua o ensino fundamental completo, bem como disposição e comprometimento com a função que irá desempenhar. A empresa oferece salário compatível com o mercado, e também oferece uma bonificação extra para aqueles que conseguirem atingir as metas propostas.
O superior imediato é o encarregado da produção, o qual irá estipular as metas e objetivos a serem alcançados e como as atividades deverão ser desempenhadas. O gerente será responsável por instruir e dar o suporte necessário para que o processo seja executado da melhor possível. Serão responsabilidades do operador (a) da máquina de costura:
       Aguardar as instruções e distribuição do trabalho feita pelo seu superior;
       Analisar o trabalho a ser realizado de acordo com cada modelo a ser produzido;
       Preparar a máquina para iniciar o processo de costura;
       Operar a máquina
       Buscar sempre produzir peças com alta qualidade de costura;
       Sempre que julgar necessário, pedir auxílio do encarregado do setor;
       Cuidar das máquinas e equipamentos que estiver operando;
       Colocar as peças em um local adequado;
       Manter seu posto de trabalho limpo e organizado.
A carga horária será de 44 horas semanais, subdivididas em 8 horas e 48 minutos diárias, de segunda a sexta-feira. O início das atividades será as 07h00min horas da manhã, com intervalo para almoço das 11h30min as 13h00min, e encerrando as atividades do dia às 17h18min horas.

  Modelo de cargo utilizado

O modelo de desenho de cargos que utilizaremos é o modelo contingencial, visto que o mercado atual em que estamos inseridos está em constante mudança e exige um modelo flexível para acompanhar e se adequar a essas transformações. Esse modelo é o mais adequado para a empresa, pois a nossa política interna consiste em:
•Criar um ambiente propício à inovação
•Tendência a se adequar as mudanças observadas no ambiente externo, já que o desenho de cargos pode ser modificado pelo gerente sempre que julgar necessário,
•Criar métodos de avaliação de desempenho
•Fornecer um Feedback para os funcionários em relação ao seu desempenho.
      Como oferecemos um produto inovador em um mercado instável, precisamos contar com um modelo de desenho de cargos flexível, passível de mudanças e com interação entre as diferentes áreas, para garantir a competitividade e o sucesso da organização.

   Enriquecimento do cargo

O enriquecimento do cargo será de modo vertical, visto que a empresa oferece um plano de carreira e incentiva os seus funcionários a se desenvolver dentro da organização. Na medida em que o ocupante do cargo demonstra potencial de desenvolvimento, é atribuído a ele novas responsabilidades mais elevadas, maiores oportunidades de participação, no sentido de prepará-lo para uma futura promoção dentro da organização. As tarefas mais simples serão atribuídas a outros. O enriquecimento do cargo busca elevar a motivação, a satisfação e melhorar a qualidade de vida no trabalho, reduzindo assim as faltas e os desligamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.