sábado, 6 de outubro de 2012

Lições de Steve Jobs

Como esta semana fez um ano da morte de Steve Jobs fundador da Aplle, nada melhor citar algumas lições de uma pessoa que foi tão importante na área de gestão como ele. Por isso trago uma matéria do web site da revista Você S/A.
Na matéria específica, o autor focou algumas partes importantes de um discurso de Steve  para os formandos da Universidade de Stanford, o qual ele contou sua história de vida e quais foram seus sentimentos que o influenciaram a passar pelos obstáculos até chegar ao sucesso de conseguir montar uma das maiores marca do mundo.

"É natural que em uma cerimônia de formatura os convidados ilustres discursem sobre como o Ensino Superior será crucial no desenvolvimento da carreira dos alunos. Se o evento é da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, uma das mais renomadas do mundo, é de se esperar que os elogios à educação formal sejam ainda mais exacerbados. Mas, ao falar para os formandos de Stanford, em 2005, Steve Jobs, fundador da Apple, não seguiu a regra. Ele começou contando por que abandonou a faculdade e de que maneira essa decisão influenciou na criação, anos mais tarde, de uma das empresas mais criativas e inovadoras do mundo. Steve, claro, não desmereceu as universidades. Ele apenas aconselhou os formandos a valorizar a intuição e os sentimentos. Seu discurso emocionou o público e, já transformado em spam na internet, vem inspirando mais gente mundo afora. Os principais trechos do discurso foram quando ele relatou a sua a sua formação, a virada de vida e por fim a coragem de seguir suas intuições."

Além dessas lições outras características que cito de Steve Jobs e que agrega muito a nossa carreira de administradores, principalmente para almejar algum sucesso, era o  seu jeito detalhista, criativo e principalmente pelo seu foco no marketing de seus produtos.
Por fim indicarei dois livros, Steve Jobs- A Biografia e A Cabeça de Steve Jobs e um filme Piratas do Vale do Sílício que relata sua vida e suas lições.

(Leonardo Fonseca- 825)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.