sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Impactos na Organizaçao quanto a Rotatividade de Pessoal.



Rotatividade de pessoal é a relação entre as admissões e os desligamentos de profissionais ocorridos de forma voluntária ou involuntária, em um determinado período (Cecília Camargo Rosário). A Rotatividade de pessoal exerce muita influência nas organizações. Ela é expressa por um índice usado para gerar dados de acompanhamento e comparações, destinadas a desenvolver diagnóstico, seja para promover providências, seja em caráter preventivo. A critério da empresa, os índices de rotatividade podem ter a sua periodicidade definida por mês, período, ano, etc.A gestão de rotatividade preserva o capital intelectual, o ambiente e a imagem da empresa.Geralmente, os principais motivos da rotatividade nas organizações estão nas ofertas mais atraentes de outras empresas; instabilidade econômica; ambiente e imagem organizacional; insatisfação quanto à política salarial da organização; política de benefícios insuficiente; o tipo de supervisão exercido sobre o pessoal; falta de política e estratégias para crescimento, aprendizagem e carreira; o tipo de relacionamento humano dentro da organização; as condições de trabalho da organização; rotina sem desafios; a cultura organizacional da empresa; a política de recrutamento e seleção de recursos humanos e falta de reconhecimento.
CUSTOS DA ROTATIVIDADE
Para descrever os custos com rotatividade, podemos separá-los em quatro grupos principais, que são:
 1-Custo de recrutamento e seleção:
Despesas do setor de recrutamento e seleção (Salários, Encargos, Material, etc), gastos com anúncios em jornais, folhetos de recrutamento, honorários de empresas de recrutamento, material de recrutamento, formulários, etc; gastos com testes de seleção e avaliação de candidatos e despesas com exames ocupacionais.
2-Custo de registro e documentação:
Despesas do pessoal de setor de admissão (Salários, Encargos, Material, etc); gastos com formulários, documentação, anotações, registros, processamento de dados, abertura de conta bancária etc.
3-Custo de integração:
Despesas do pessoal de treinamento, devem-se fazer o rateio pelo tempo proporcional aplicado ao programa de integração de novos empregados, rateadas pelo número de empregados submetidos ao programa de integração e custo de tempo do supervisor do órgão requisitante aplicado na ambientação do empregado recém-admitido em sua seção.
4-Custo de desligamento:
Despesas relativas ao processamento do desligamento do empregado (pessoal, anotações, registros, comparecimentos à homologação na Justiça do Trabalho e /ou Sindicato dos Trabalhadores); custo das entrevistas de desligamento (tempo do entrevistador, aplicado às entrevistas de desligamento, custo dos formulários utilizados, custo da elaboração dos relatórios conseqüentes) e custo das verbas indenizatórias.
Além dos custos diretos com admissões e desligamentos o turn over gera custos ou impactos financeiros, de tempo e de recursos, como: perda de produtividade; de lucratividade; de capital intelectual; horas extras, que além de perdas financeiras, sobrecarrega os pares; aumento de acidentes e doenças; processos trabalhistas; impacta na motivação das pessoas, no comprometimento, interferindo na credibilidade junto aos clientes e na imagem da organização, entre outros.

Pedro Augusto Alves Ladeira (823)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.