sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Gestor tem papel fundamental no desenvolvimento e retenção de jovens



Atrair e fidelizar jovens talentos nas empresas é um desafio para os gestores. A estruturação de um programa de estágio com ações para o desenvolvimento do profissional é uma alternativa para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.
Para a consultora de desenvolvimento da DMRH, Martha Magalhães, o gestor tem papel fundamental na retenção dos jovens na empresa, pois ele é o seu principal contato. “O gestor além de fazer a seleção do estagiário, fará a integração e mostrará os desafios da área e da companhia”.
Regras:As empresas têm incorporado aos programas de estágios, com treinamentos técnicos e comportamentais, grupos de aprendizado, e-learning. Contudo, Martha destaca que os gestores devem estabelecer junto aos estagiários metas e combinados, fazendo o acompanhamento e dando feedback.
Em relação as metas, a consultora diz que o jovem funciona melhor com metas de curto prazo, “pois diminui a ansiedade por resultados”. Ela aconselha aos gestores que mesmo quando as metas forem de longo prazo, é melhor dividi-las para que o jovem sinta mais firmeza na caminhada, recebendo respostas em tempos menores.
Estruturar um programa de aceleração de carreira também é necessário para a sustentabilidade das empresas. No começo é preciso investir no jovem para acelerar o seu desenvolvimento e depois, é só gerenciar. Com isso, ele cresce e o líder conseguirá mais tempo para desenvolver novos projetos e fazer a gestão de sua equipe.
Fazendo a diferença: Para a consultora, a importância do gestor aumentou muito nos últimos anos, “ele dá o exemplo e é o modelo da equipe”. Martha ressalta que o jovem “adora um feedback” e o líder precisa dar retornos das ações tomadas por ele.
O desenvolvimento de cada integrante da equipe deve seguir uma diretriz única, seja dentro de um programa de estágio ou individualmente. Normalmente as equipes tem metas traçadas, mas a consultora aposta que o gestor precisa reservar parte do seu tempo para se concentrar em sua equipe.
Segundo ela, a tarefa não é fácil. “É preciso combinar entregas, dar feedbacks, ensinar, passar as estratégias da empresa, acompanhar a performance", diz. Assim, ficará mais fácil conhecer como esse jovem aprende e funciona



É muito importante a inserção do jovem no mercado de trabalho, investir em seu potencial para que desenvolva projetos de grandes qualidades, trazendo retornos para a organização, bem como em sua vida profissional, se tornando um profissional de sucesso. O papel do gestor é muito importante para que ele receba programas de treinamentos e aperfeiçoamentos aumentando cada vez mais sua capacidade.
 
(Vânia Lúcia - 1457) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.