sábado, 20 de outubro de 2012

Fatores Higiênico e motivacionais


As empresas que garantem os fatores higiênicos não motivam, mas evitam a insatisfação dos funcionários. Exemplo: o uso do sabonete não gera cura, mas ao deixar de usa-lo terei consequências, como caspa ou ferida.
Já as empresas que promovem os fatores motivacionais aumentam a satisfação e consequentemente a motivação interferindo no desempenho dos indivíduos.
Dessa forma os benefícios não aumentam necessariamente a motivação das pessoas, já que são considerados como fatores higiênicos por Chiavenato. Exemplo: Você pode trabalhar em uma empresa e ganhar um salário imenso, mas o ambiente é muito carregado e não aguentando mais você decide sair. Por quê? Por que isso afeta sua sobrevivência e de acordo com a pirâmide de Maslow as necessidades precisam ser atendidas para ser possível se alcançar a realização pessoal.

 
 


Na charge acima você pode notar que a existência dos Fatores Higiênicos mantem o empregado atuando na empresa, porém a existência na empresa dos fatores motivacionais envolvendo anseios de reconhecimento profissional do empregado, o motivam e aumenta seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.