sábado, 20 de outubro de 2012

Equipes com pessoas inexperientes são mais eficientes


A tendência das empresas ao formarem equipes é procurar pessoas mais experientes e destacadas, pois acham que estas podem trazer mais credibilidade e valor ao time através de suas experiências, contribuindo então para solucionar as tarefas. Porém, estudos mostram que equipes formadas por pessoas mais jovens, ainda inexperientes  e desconhecidas costumam apresentar melhor desempenho, criatividade e eficiência do que aquelas equipes formadas com profissionais experientes.
A psicóloga e especialista em desempenho Sian Beilock explica que isso acontece porque quando alguém, por exemplo, ensina outra pessoa sobre algo que ela sabe menos, acaba também aprendendo. “Alunos com desempenho fraco ajudam estudantes mais fortes a pensar nos problemas de forma diferenciada ou ‘fora da caixa’, o que facilita o tipo de criatividade que é normalmente requisitado quando surgem problemas atípicos ou novos”, diz Beilock.
Além da inexperiência, pesquisadores destacam que o grau de familiaridade dos membros da equipe influi muito no sucesso da empresa. Um estudo feito pelos pesquisadores Brian Uzzi e Jarrett Spiro, analisou a performance de diferentes equipes de artistas da Broadway e descobriu que aquelas em que os membros possuíam um grau intermediário de intimidade alcançaram os melhores resultados. Eles contam que os melhores times da Broadway foram aqueles que tiveram um mix de relacionamentos. “Essas equipes tinham amigos antigos, mas também tinham novatos. Essa mistura resultou em interações eficientes entre os artistas – eles possuíam estruturas familiares como apoio – mas também conseguiam incorporar novas ideias. Eles estavam confortáveis uns com os outros, mas não estavam tão confortáveis assim”, comenta Uzzi.
Isso é interessante porque normalmente valorizamos muito mais o conhecimentos do que a interação no desempenho. Esses estudos mostram que, ao formar equipes, é a diversidade que conta, pois resulta em maior riqueza de conteúdos, perspectivas, análises e, principalmente, soluções.
Relacionei esse estudo realizado pelos pesquisadores com a aula ministrada pela Professora Fernanda, quando ela pediu para que nos reuníssemos em grupos com pessoas diferentes, as quais ainda não tínhamos trabalhado, para garantir maior eficiência.
Fonte: CFA.org.br

( Maisa - 827 )

Um comentário:

  1. Abordando o contexto do assunto dentro de uma organização, também pode ser observado que geralmente as pessoas inexperientes "rendem" mais do que quem já está a mais tempo na empresa, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte. Isso ocorre porque os colaboradores que são recém-contratados precisam mostrar serviço para conseguir se manter no emprego. Já quem está a muitos anos na empresa tende a se acomodar.
    Lucas Bicalho (854)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.