sábado, 27 de outubro de 2012

Dicas para comunicar-se bem

Olhe nos olhos, adéqüe a sua linguagem, seja claro. Esses são alguns dos fundamentos para uma melhor comunicação entre profissionais



      Em muitas empresas, ruídos de comunicação ainda são vistos como uns dos principais problemas para a falta de entendimento entre as equipes de negócios, capazes até mesmo de minar projetos promissores.
      Entre as principais formas de expressão estão: a fala, a escrita, a linguagem de sinais e as expressões faciais e posturais – que, muitas vezes, transmitem até o que desejamos esconder.
Tenham em mente algumas dicas para não deixar que as diferenças entre a linguagem corporativa e a linguagem técnica atrapalhem o negócio.

1. Olhe sempre nos olhos dos seus interlocutores
Olhar para os lados pode fazer com que a pessoa com quem você está falando se sinta um tanto desqualificada, além de tornar mais fácil para ela se desligar do assunto abordado e pensar em outras coisas. Mostre que você está atento.

2. Tenha claro o objetivo da sua apresentação ou conversa
Seja Objetivo. Fale somente o que realmente importa na mensagem.

3. Depois de organizar os tópicos da apresentação, treine em voz alta
Ensaie. Só assim você vai perceber onde está sendo prolixo, onde a seqüência de idéias está falha.

4. É importante não supervalorizar sua linguagem, mas torná-la simples, de fácil entendimento
Explique as coisas como se estivesse falando com o seu filho. Não se trata de rebaixar a linguagem, mas de simplificá-la. Quanto mais simples, mais eficiente.

5. Nenhuma idéia é boa se não for transmitida com clareza
Antes de falar, primeiro entenda seus objetivos. É impressionante o número de pessoas que não sabem exatamente o que querem quando marca uma apresentação, uma reunião. Muitas vezes, um executivo fica tão orgulhoso de seu novo projeto que ele se preocupa mais em se mostrar, que os outros possam ver o quanto ele sabe sobre aquilo, do que em mostrar o que é o projeto.

6. Respire. A ansiedade faz com que não respiremos
E quanto menos uma pessoa respira menos ela ouve. E saber ouvir é tão ou mais importante quanto saber falar.

Michele Barbosa Ribeiro - 435

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