quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL



Origens do D.O
O movimento do Desenvolvimento Organizacional surgiu a partir de 1962, não com um único autor, mas com um complexo conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de propiciar o crescimento e desenvolvimento segundo suas potencialidades. No sentido restrito, o D. O. é um desdobramento prático da Teoria Comportamental.
As origens do D. O podem ser atribuídas a uma série de fatores:
a) A relativa dificuldade encontrada em se operacionalizar os conceitos das diversas teorias sobre a organização, cada qual trazendo uma abordagem diferente e, muitas vezes conflitante com as demais.
b) O aprofundamento dos estudos sobre a motivação humana e sua interferência sobre a dinâmica das organizações. As teorias sobre motivação vieram demonstrar a necessidade de uma nova abordagem da Administração, capaz de interpretar uma nova concepção do homem moderno e da organização atual, baseada na dinâmica motivacional.
c) A pluralidade de mudanças no mundo, que derem origem ao desenvolvimento organizacional, tais como:
1-uma transformação rápida e inesperada do ambiente organizacional.
2-um aumento do tamanho das organizações.
3-uma crescente diversificação e gradativa complexidade da tecnologia moderna.Teorias Administrativas Contemporâneas - UVB Faculdade On-line UVB 19
d) A fusão de duas tendências no estudo das organizações: o estudo da estrutura de um lado, e o estudo do comportamento humano nas organizações, e de outro lado, integrados através de um tratamento sistêmico.


LEIA MAIS:http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/teo_adm_contemp/pdf/tac_aula03.pdf

CECILIA DE CASTRO BATISTA--61

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.