sábado, 20 de outubro de 2012

Critérios para o bom desempenho do Plano de Benefício


Para elaboração de um bom plano de benefícios sociais, o gestor de pessoas ou administrador devem levar em consideração dois critérios importantes: o princípio do retorno do investimento e o princípio da mútua responsabilidade.
O primeiro quer dizer que todo benefício deve ser consedido ao funcionário desde que traga retorno à empresa, sendo como aumento de produtividade, melhor qualidade ou retenção de talentos. Ou seja, a empresa deve se beneficiar de todo benefício concedido ao pessoal.
O segundo, que é o princípio da mútua responsabilidade, quer dizer que os benefícios sociais devem ser compartilhados entre a empresa e o funcionário beneficiado. Neste caso, alguns pacotes de benefícios pode ser totalmente pagos pela organização, como o serviço social e o pagamento de horas não-trabalhadas. Outros são pagos em proporções, que variam, entre a organização e o funcionário, como
refeições, transporte, assistência educacional etc.
 Tem também os são pagos totalmente pelos funcionários, como seguro de vida em grupo, cooperativa de consumo ou convênio com supermercados etc.

 Fonte: Livro Gestão de Pessoas, Chiavenato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.