sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Como podemos mudar a cultura organizacional

É importante ressaltar de início que a mudança da cultura organizacional é uma tarefa extremamente difícil, mas não é uma tarefa impossível. A cultura é algo enraizado na organização é como um ice Berg por baixo da linha d’água é imensurável, mas quando visto acima da linha da água a sua parte visualizável parece irrelevante em relação ao tamanho a sua dimensão.

São as normas e leis que vigoram no país além dos mitos, histórias e costumes que andam de mão dadas, alimentando a cultura organizacional, o que certamente torna a mudança algo difícil de mudar. Os conceitos, valores e crenças humanas é que determinam o curso ou roteiro a ser seguido e as mudanças na organização trazem reações emocionais que desencadeiam atos que podem não beneficiar a organização.

Cabe, então, aos gestores criar um novo contexto ou mesmo melhorá-lo ou adaptá-lo. Para que os funcionários e colaboradores além das pessoas ligadas direta ou indiretamente à organização possam ser modelados de acordo com o interesse da organização. Mas é necessário salientar que os comportamentos podem ser modificados até certo ponto, alterando sistemas e estruturas formais. Incentivos financeiros, bônus e benefícios podem motivar os trabalhadores a agir de forma diferente, mas, isolados, não produzirão o empenho necessário num verdadeiro esforço de mudança.

Portanto é certo que hoje, neste meio globalizado e competitivo, um cenário irreversível, a mão de obra deve ser tratada como um ativo valioso. Para valorizá-los os incentivos intangíveis é um meio ideal a maioria das organizações já que trazem satisfação, ajudando os colaboradores a identificar-se com os objetivos organizacionais, a aceitar e interiorizar os valores desejados e a compartilhar de objetivos em comum com a organização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.