quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Benefício nas Organizações



  A concessão de benefícios tem sido apontada como um dos fatores que atrai e retém talentos nas organizações. Compõe-se de ações voltadas para satisfazer as necessidades dos colaboradores e envolvem aspectos sociais, culturais, de auto-estima e auto-realização. Benefícios são aquelas facilidades ou vantagens que um colaborador recebe da empresa, no sentido de causar estímulos para que estes se sintam mais motivados. Podendo ser financiados parcialmente ou totalmente pela empresa.
  É importante saber que o plano de benefícios geralmente são desenhados e planejados para auxiliar o colaborador em três áreas de sua vida:
>No exercício do cargo (como gratificações, seguro de vida, prêmios de produção etc.); 
>Fora do cargo, mas dentro da organização (lazer, refeitório, cantina, transporte etc.);  
>Fora da empresa, ou seja, na comunidade (recreação, atividades comunitárias etc.);
   Há dois tipos de benefícios:  
> Benefícios Monetários: são os benefícios concedidos em dinheiro, geralmente através de folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes, tais como: 13° salário, férias gratificações, aposentadoria etc.
> Benefícios não-monetários: são os benefícios oferecidos na forma de serviços, ou vantagens, ou facilidades para os usuários, dentre eles, relatórios, assistência médico-hospitalar e odontológica, entre outras.

(Jéssica-468)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.