domingo, 7 de outubro de 2012

APRENDER A GERIR SEU TEMPO E GANHE EM QUALIDADE DE VIDA

 

No início do ano ou a cada semestre, as pessoas têm como hábito formular planos e objetivos. Boa parte deles não se concretiza por detalhes simples, que passam despercebidos. Saber gerir o tempo é uma das questões chave para o sucesso de qualquer plano.
O especialista em Gestão de Tempo Tony Amaral vê na disciplina a base para quem deseja criar uma rotina. “A chave da liberdade é a disciplina, todo excesso é ruim, as pessoas não estão sabendo separar o pessoal do profissional e, com isso, não conseguem estabelecer uma rotina”.
Quando a pessoa consegue definir o que é realmente importante e tem valor, fica mais fácil criar ou buscar os meios necessários para a realização do que foi planejado. Administrar o tempo inclui saber separar o profissional do pessoal, pois, segundo o especialista, não dá para resolver problemas pessoais no local de trabalho ou trabalhar quando estiver em casa, por exemplo. “As pessoas não estão conseguindo definir suas escolhas, estão vivendo em função do profissional e esquecendo-se do pessoal”, afirmou o especialista.
Essa inversão de atividades gera uma frustração em boa parte das pessoas. É comum ouvir reclamações que o dia deveria ter mais de 24 horas, mas, na verdade, de acordo com o especialista, o tempo continua como sempre foi, as pessoas é que estão aceleradas, não sabendo o que de fato querem.
É necessário entender que trabalho e lazer devem caminhar juntos e não misturados. Saber diferenciar os ambientes, segundo Amaral, é a chave para o sucesso profissional e pessoal.

Dicas que auxiliam na gestão do tempo

A primeira é o uso constante da agenda. Isso auxilia quem deseja criar hábitos rotineiros, pois, ao escrever, a pessoa passa a ter noção dos seus compromissos e transfere para o papel aquilo que ficaria na cabeça e poderia atrapalhar o sono.
Seja metódico, não tenha vergonha de ser organizado, pois isso auxilia na hora de fazer as suas obrigações. Intercale suas atividades com os compromissos, tenha uma rotina diária, faça suas escolhas por gosto e não por imposição.

FONTE: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/aprenda-a-organizar-seu-tempo-e-tenha-mais-qualidade-de-vida/

LARA LUÍZA - 830

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.