quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Importância do Treinamento

A prática do treinamento sofreu algumas alterações no decorrer dos anos, antigamente o objetivo do treinamento era preparar pessoas para desempenhar tarefas específicas. Atualmente " o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas" (Chiavenato, 2010).
As quatro etapas do processo cíclico e contínuo de treinamento são, segundo Idalberto Chiavenato:
  1. Diagnóstico: É o levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas ou satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
  2. Desenho: É a elaboração do projeto ou programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
  3. Implementação: É a execução e condução do programa de treinamento.
  4. Avaliação: É a verificação dos resultados obtidos com o trinamento. 
Percebemos que o conceito de treinamento de nosso tempo é abrangente, vai além de simplesmente agregar informações, as práticas modernas são menos mecanicistas e agregam valor não somente à empresa e ao cliente, mas também ao colaborador, pois, para atingir os objetivos organizacionais a empresa primeiramente desenvolve o funcionário. Empresas inteligentes sabem como agregar valor ao colaborador para que este contribua da melhor maneira possível para o desenvolvimento organizacional.
O treinamento eficaz aprimora o comportamento do funcionário pois é nesse momento que o conhecimento é transmitido com maior clareza, e "aquilo que você não conhece muito bem, não é interessante para você" (Fernanda Freitas, 2012).
                                                                                        Ana Carolina, 91

Um comentário:

  1. O treinamento é de grande importância para a empresa quanto para o profissional. Pois as pessoas tem que reciclarem seus conhecimentos a cada dia. Não tem como ficar sempre na mesmice, as vezes robotizado fazendo sempre a mesma coisa. As empresas precisam treinar seus funcionários sempre que possivél para que eles possam atender e fazer melhor para seus clientes.

    Ítala Alves. 87

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