domingo, 28 de outubro de 2012

A Hierarquia das necessidades segundo Maslow

Todas as pessoas têm suas necessidades, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos, que se constituem nas forças internas influenciadores e direcionadoras de seu comportamento. As necessidades são individuais, determinadas pela personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características advindas da vivência e da aprendizagem. Para Maslow, as necessidades humanas são organizadas em uma pirâmide de importância e influência sobre o comportamento humano, que obedecem a uma hierarquia. Pela ordem são classificadas em: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto-realização. O termo hierarquia significa que as necessidades humanas mais elevadas não se realizam sem a satisfação das básicas. São elas:

a) Necessidades fisiológicas – Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, como alimentação, sono e repouso, abrigo, ou desejo sexual.
b) Necessidades de segurança – Constituem o segundo nível das necessidades humanas. Levam a pessoa a proteger-se de qualquer perigo real ou imaginário, concreto ou abstrato. Essa necessidade influencia o comportamento humano dentro das organizações, pois ações arbitrárias e incoerentes provocam medo ou incerteza, especialmente quanto permanência no emprego.
c) Necessidades Sociais – Estão relacionadas com a vida associativa do indivíduo: participação, aceitação por parte dos colegas, amizade, afeto, amor.
d) Necessidades de Estima – Estão relacionadas com aceitação social e reconhecimento, status, prestígio e consideração.
e) Necessidades de Auto-realização – São as mais elevadas, pois levam a realização do potencial, ao desenvolvimento contínuo ao longo da vida, é o impulso em tornar-se mais do que é e de vir tudo o que pode ser.
Se algumas necessidades exigem um ciclo motivacional e repetitivo, como é o caso das necessidades fisiológicas, outras, mais sofisticadas, como a de auto-realização,exigem um ciclo mais longo, envolvendo quase toda uma vida. A gratificação (satisfação) e a frustração (insatisfação) de necessidades são elementos importantes na teoria da motivação. Uma vez satisfeita, a necessidade específica deixa de ser motivadora. Por outro lado, uma pessoa frustrada em algumas de suas necessidades básicas não é considerada desajustada. Ao contrário, pode estar mais motivada, a depender do grau e natureza de sua insatisfação. O conhecimento do mecanismo de ação das necessidades humanas é fundamental para a condução das pessoas e equipes de trabalho, no sentido de evitar frustrações e de encaminhar soluções positivas para o alcance dos objetivos individuais.

http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/683

Michele Barbosa Ribeiro - 435

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