quinta-feira, 10 de maio de 2012

Você compreende o sentido de suas ações?


O vídeo acima é uma representação de como a cultura do lugar onde estamos afeta nossa vida.
Muitas vezes fazemos as coisas repetidamente e agimos de certa forma, sem compreender o sentido de nossa ação, onde ela pode nos levar e porque fazemos isso.
No exemplo, um cacho de bananas era colocado em cima de uma escada, dentro de uma jaula com 5 macacos. Cada vez que um deles subia para pegar as bananas, um balde de água era despejado em cima dos outros 4 que ficavam. Desta maneira, depois que todos molharam-se alternadamente, os macacos começaram a bater em quem tentava subir a escada para pegar as bananas.
Se eles pudessem falar, responderiam que agiam daquela maneira porque as coisas sempre foram daquele jeito naquele lugar. No caso trata-se de uma experiência com animais. Mas e no nosso caso?
SERÁ QUE O NOSSO TRABALHO PERDEU O SENTIDO E A RACIONALIDADE?
Será que andamos internalizando a cultura da empresa de uma maneira alienada?
É muito importante que nós venhamos entender o sentido de nossas ações, nosso trabalho e o impacto dele. Não fazer as coisas apenas porque assim que se ditam as regras, questionar também faz parte do aprendizado! 
Questionando podemos até mesmo propôr maneiras de se beneficiar mutuamente e resolver conflitos!


Lara Luíza 830

2 comentários:

  1. Estava pensando nisso hoje. O ambiente de trabalho e as pessoas com as quais convivemos influenciam muito a vida dagente. O ideal é trabalhar para pessoas inteligentes e de mente aberta, em empresas que estimulem o crescimento particular e profissional, a organização que não enxerga e valoriza um ótimo profissional não se desenvolve e não permite o desenvolvimento do colaborador.(Ana Carolina)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.