terça-feira, 15 de maio de 2012

TOMADA DE DECISÃO: Escolha da Carreira



Abaixo algumas dicas para a escolha da profissão certa:

1 · Promova auto-observação a fim de identificar o que se gosta de fazer e o que se vê fazendo ao longo da vida.
2 · Faça uma lista das profissões que gostaria de pesquisar mais a fundo.
3 · Levante informações sobre cada uma dessas profissões, inclua conversa com profissionais na área, participação em palestras e workshops.
4 · Experimente estágios ou trabalhos voluntários a fim de "sentir" a profissão e considerar todas as percepções enquanto está atuando. Ouça seu coração e sua mente!
5 · Busque fazer orientação vocacional a fim de promover auto percepção e maturidade sobre si, a realidade exterior e familiar, objetivando escolhas mais efetivas.
6 · Inscreva-se em programas de desenvolvimento de jovens, promovendo reflexões, trocando ideias com outros jovens que estão na mesma situação, participado de atividades e expandindo a consciência sobre si mesmo e suas principais características/habilidades.
7 · Crie e acione network/rede de relacionamento com intuito de trocar informações, levantar dicas, indicações, tudo que estiver relacionado ao seu objetivo.
8 · Elabore um plano de ação, definindo ações que garantam o atingimento de sua meta, respondendo as perguntas: o que você quer? Que recursos você têm e/ou precisa? Possíveis obstáculos? Como vai saber que atingiu sua meta?
9 · Uma vez definido, busque formação, especialização, viagens, estágios em empresas de referência, pratique idiomas, leia, pesquise e verá que muitas dessas ações virão naturalmente e isso tudo vai confirmar sua escolha e seu propósito de vida.

Artigo completo disponível em:  http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/escolha-da-carreira-paixao-ou-influencia/55181/
 
A escolha da carreira certa é uma questão muito delicada e importante, uma vez que se trata da profissão para a vida toda, então temos que ter muito cuidado ao decidirmos o que realmente queremos como profissão, pois, executar as tarefas com entusiasmo e motivação, nos torna profissionais competentes o que consequentemente traz um retorno satisfatório para a empresa. Vânia Lúcia(1457)

Um comentário:

  1. Adorei seu post, realmente na hora de decidir em qual carreira seguir a dúvida é imensa! Achei simpático o tópico nove, precisamos buscar informação, nos especializar, fazer leituras para nos manter policiados do que acontece a nossa volta, para assim termos competências independente da área a ser empenhada.
    Fernanda (845)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.