segunda-feira, 14 de maio de 2012

STRESS NO TRABALHO



O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação. O prejuízo entretanto acontece, quando as situações  estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o  descanso e recuperação física e emocional.   




SINTOMAS DO ESTRESSE

    Exatamente por não ser uma doença propriamente, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.


CAUSAS DO ESTRESSE

   Entre inúmeras causas emocionais do estresse no ambiente de trabalho e na vida pessoal, podemos citar basicamente três principais: Alto padrão de exigência pessoal, medo e frustração.

   O tipo de vida que nos auto-impomos, onde pensamos ser necessário obter muito mais recursos financeiros do que realmente necessitamos, nos exige mais esforço para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca diante de conflitos na vida profissional onde há cada vez mais competição e menos espaço.














Stress no trabalho
Programa N blogs, TV Record News, 13/05/2012, 14 hs

Cecilia C Batista ( 61 )

Um comentário:

  1. O estresse pode ser um risco muito sério para nossa saúde, pois é uma doença que quase não é percebida. E pode ser causada principalmente nos trabalhos, por exemplo com o excesso de serviços, e muita cobrança sobre a pessoa.
    (Paula Ribeiro - 841)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.