domingo, 13 de maio de 2012

ROTATIVIDADE DE PESSOAL


Rotatividade de pessoal (ou  turnover) basicamente é a relação entre admissões e demissões ou taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos.
Segundo Chiavenato as organizações perdem energia e recursos e precisam alimentar-se de mais energia e recursos para garantir seu equilíbrio.
Para empresa a rotatividade de pessoal não é muito interessante porque, é oneroso e com a saída de funcionários, normalmente aconteceria à admissão de um novo funcionário. Os fluxos de saídas devem ser compensados por um fluxo equivalente de entradas. Existem dois tipos de desligamentos: Desligamento por iniciativa do colaborador e o desligamento por iniciativa da organização. É necessário observar os custos do desligamento, pois se forem mau administrados podem se elevar muito.

Bruno S. de O. Ribeiro (852)

2 comentários:

  1. Com certeza a rotatividade traz prejuízo às organizações, pois se não bastasse todos os gastos com o desligamento de um funcionário, existe também todos os gastos com a admissão de um novo funcionário. A organização deve fazer o máximo para evitar a rotatividade, e sempre estar preparada para esses 'gastos extras'.
    (Juliane 815)

    ResponderExcluir
  2. A rotatividade dos funcionários geralmente traz muitas perdas para a empresa, pois o funcionário já está adequado ao cargo que lhe foi designado e o treinamento de outro acarretará muito trabalho e custos para a empresa.
    (Paula Ribeiro - 841)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.