terça-feira, 1 de maio de 2012

Qualidade de Vida no Trabalho - QVT

    
Nos últimos anos muitas empresas, por meio de ações e programas motivacionais vêm investindo na criação de bons ambientes, deixando de ser ambientes estressantes para se tornarem confortáveis e produtivos. Diversos fatores podem tornar o trabalho um ambiente agradável e proporcionar melhor qualidade de vida aos colaboradores. A QVT está sendo cada vez mais inserida dentro das organizações pelo fato de os colaboradores passarem a maior parte de seu tempo nelas.
     Para a empresa saber como agir para poder proporcionar um ambiente melhor de trabalho, ela deve em primeiro lugar reconhecer que os trabalhadores trabalham “com ela” e não “para ela”, sendo assim, ela deve prezar pelo bem-estar dos mesmos, pois os resultados positivos ou negativos irão refletir de maneira direta na organização.
     Muitas práticas inadequadas no ambiente de trabalho acabam gerando impacto negativo na saúde dos colaboradores e conseqüentemente na saúde financeira da empresa, ocasionando também baixa produtividade e alto índice de rotatividade. Como diz Dejours em seu artigo: Por um trabalho, fator de equilíbrio p.98, “A atividade profissional não é só um modo de ganhar a vida - é também uma forma de inserção social onde os aspectos psíquicos e físicos estão fortemente implicados. O trabalho pode ser um fator de deterioração, de envelhecimento e de doenças graves, mas pode, também, constituir-se em um fator de equilíbrio e de desenvolvimento”.
     O colaborador deve se sentir feliz e sentir que faz parte dos processos da empresa, portanto, buscar melhorar a relação entre empresa e empregados trará uma maior confiança entre as partes e maior espírito colaborativo. Os gerentes de linha e especialistas de GP envolvidos na Gestão de Pessoas são responsáveis por buscar assegurar um local de trabalho livre de riscos e desgastes desnecessários que possam provocar danos a saúde física e mental do colaborador. A QVT é um assunto atual e merece todo cuidado, pois ela depende de vários aspectos e se tornou fundamental no desenvolvimento das empresas.

Terminando essa postagem vi uma reportagem no site http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/inca-identifica-19-tipos-de-cancer-que-podem-estar-relacionados-ao-trabalho/54760/ que fala sobre doenças relacionadas ao trabalho. Publicado ontem (30 de abril), o levantamento Diretrizes de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, divulgou pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a identificação de 19 tipos de tumores malignos que podem estar relacionados ao trabalho. Esses dados servem de alerta para toda a população trabalhadora e para as autoridades, que devem avaliar as políticas públicas existentes, pois são doenças causadas pela exposião a agentes tóxicos, substâncias cancerígenas, entre outras. São várias as doenças relacionadas ao trabalho. Dentre elas, as mais comuns são: leucemia, câncer de pulmão, no nariz, de pele, na bexiga, na pleura e na laringe. De acordo com a coordenadora do estudo, Ubirani Otero "É importante que as pessoas prestem mais atenção a que tipo de substâncias estão expostos no seu dia a dia e que informem aos seus médicos sobre isso". Recomendo a leitura desta publicação para maiores esclarecimentos, pois devemos ficar informados sobre os riscos que nós e nossos futuros funcionários poderão estar submetidos. (Maisa-827)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.