segunda-feira, 14 de maio de 2012

Por que avaliar o desempenho dentro da empresa.


Os colaboradores em geral o têm direito de saber como está o seu comportamento, o seu crescimento dentro da empresa. Isso inicia desde o funcionário, considerado “chão de fábrica” até ao presidente, uma vez que todos devem passar por esse processo, serem avaliados, e obviamente terem o retorno de como está se desempenhado naquela organização e quais são seus pontos fortes e fracos, onde precisam melhorar ou não. Para isso, faz-se necessário que seja feita uma avaliação do desempenho para tais conhecimentos, ressalvando que nem todas as empresas a fazem e podem estar perdendo com isso sem saber, pois não sabe onde o indivíduo se “encaixa” dentro da organização e, esses funcionários podem até ficarem frustrados por não serem reconhecidos ou ficarem estagnados em determinado cargo por não saberem suas competências e seu desempenho durante determinado tempo, seja ele seis, oito ou doze meses.
A avaliação do desempenho é importantíssima, porém, nem sempre é usada adequadamente e, muitas vezes nem é. Essa avaliação deve trazer perspectivas ao avaliado e fazê-lo pensar em como está seu crescimento, deve receber feedback adequado a respeito de sua evolução dentro da empresa. Essa avaliação é um meio de ampliar os resultados dos recursos humanos da organização.
Segundo Chiavenato, essa avaliação traz alguns benefícios quando bem planejado, coordenado e desenvolvido. E que os principais são: o indivíduo, o gerente e a organização.
O indivíduo por que conhece os aspectos de comportamento e desempenho que a empresa valoriza, quais expectativas de seu chefe, pontos fortes e fracos, etc.O gerente por que pode avaliar o funcionário, tomar providências no sentido de melhorar o desempenho deles, etc.A organização por que pode identificar aqueles que necessitam de aperfeiçoamento ou reciclagem e pode promovê-los ou transferi-los, etc.
Por tanto, a empresa necessita dessa avaliação a respeito do quadro de funcionários e de gerentes para obterem conhecimento das pessoas que a cercam, daquelas que necessitam de aperfeiçoamento, como já foi colocado, de mudanças de cargos, e obviamente, aumento no salário, deixando claro que essa avaliação não tem o fim de aumento salarial, mas sim de verificar o desempenho do funcionário, para daí sim, caso ele seja promovido, tenha o seu salário alterado de acordo com o cargo. Sempre usar o sistema ganha-ganha, onde a empresa tem o pessoal bem qualificado e, logicamente a produção aumentará, pois onde há reconhecimento, que é um fator importantíssimo e todos querem ou desejam ser reconhecidos há um aumento de confiança e satisfação de trabalhar para a empresa, se isso não ocorre teremos ao invés de colaboradores, teremos pessoas mal moradas, com baixa produtividade e a empresa pode estar perdendo.


Pedro Augusto Alves Ladeira (er00823)

Um comentário:

  1. Ao meu ver avaliar o desempenho é fundamental para correções, para melhorias, mas, acho mais importante o fato de que é necessário recompensar melhor a medida que se constata que as pessoas estão produzindo mais.


    ( Caio Ribeiro - 820 )

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.