sexta-feira, 11 de maio de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Plano Estratégico.



                                                    

A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.
O plano estratégico será consubstanciado, então, num instrumento esclarecedor quanto:
- à missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;
- à visão - onde queremos chegar como instituição;
- aos valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
- à estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e
- aos desdobramentos da estratégia - as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.
A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.
 O planejamento estratégico é de grande relevância para uma organização, ele se dá sustentado por  um conjunto de aspestos que se consolidam para formação e implantação de uma eficaz gestão empresarial. A missão e visão tem sentido quando se levanta a questão dos valores. Foi abordado esse tema em sala de aula pela professora Fernanda Freitas, a qual fez uma análogia com um guarda chuva, onde as astes de um guarda chuva seria a missão, visão e valores da empresa,  e o cabo seria  as estratégias( como irei agir  a curto, médio e longo prazo. ),sustentando assim os seus departamentos  tendo e dando uma visão geral de todo o processo.
                                                        
ÍTALA SILVA-87

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.