sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os resultados do RH


A sexta edição do Café com RH reuniu executivos e consultores de recursos humanos, que discutiram a importância de medir seus resultados para o negócio

Como medir resultados do RH para o negócio? Esse foi o tema abordado na sexta edição do Café com RH, debate promovido pelas revistas você s/a e VOCÊ RH, da Editora Abril. O evento reuniu, no dia 18 de novembro, em São Paulo, mais de 50 diretores e consultores de recursos humanos das principais empresas no Brasil. 

[...] Para os executivos de RH esse tema passou a ser tarefa diária de suas áreas. "O que você não mensura você não gerencia", afirmou Renata, que, assim como Pedro Almeida, da ALL, acredita que todas as ações do RH são possíveis de mensurar. Há quatro anos, o Carrefour está em processo de transformação, fotografando como os clientes, funcionários, fornecedores e acionistas percebem a empresa. "A percepção do cliente está diretamente relacionada com o atendimento que ele tem no checkout", disse Renata. 

Pedro Almeida acredita que os indicadores devem induzir o comportamento que você quer da área de RH. "A primeira coisa para entender o que você deseja é estar alinhado com a cultura da empresa", ponderou o diretor de gente da ALL, a maior operadora de logística com base ferroviária da América Latina. E fez um alerta: "Comparar pessoas de empresas diferentes é suicídio", quando questionado sobre a comparação entre as companhias com culturas organizacionais distintas. 

Segundo a consultora Silvana Machado, essa demanda por resultados vem mudando a postura e a imagem do RH, que até pouco tempo não era visto como uma área de negócio. "A idéia é buscar a integração entre as unidades. Aproximar, falar a mesma linguagem, entender o outro, eliminando o preconceito cultural", diz a consultora. De acordo com Pedro Almeida, esse cenário só é possível, porém, quando o presidente se envolve com o RH. Além da parceira do CEO, é preciso ter coragem para assumir riscos. Afinal, haverá projetos e idéias de recursos humanos que, ao serem mensurados, podem trazer prejuízos. A solução nesse caso, segundo Silvana, é identificar quando esses projetos saem do caminho correto e sugerir rotas de mudanças. "É melhor corrigir uma idéia do que abandoná-la", afirmou.
(Leonardo Fonseca- 825)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.