segunda-feira, 14 de maio de 2012

O valor da responsabilidade social


A sustentabilidade e a responsabilidade social são muito comentados atualmente, principalmente quando se trata do setor empresarial. Afinal, independente do ramo ou porte da empresa, são elas as responsáveis pelo movimento da economia do país através da geração de empregos e a colaboração com o desenvolvimento da sociedade. Por isso, é essencial que as empresas sigam as normas e procedimentos adequados, controlando seus métodos produtivos e desenvolvendo suas ações de maneira ética, responsável e sustentável.
  Com o crescimento dos setores privados, o surgimento de novas demandas de trabalho e a procura de consumidores e empresários por negócios mais transparentes, a responsabilidade social corporativa ganha cada vez mais força, fazendo com que as empresas adotem um perfil mais ético diante de suas ações.
  A ISO 26000, lançada oficialmente em 2010, mais conhecida como ‘norma da responsabilidade social’, refere-se justamente a estas ações, pois ela tem como objetivo ser um guia para as corporações no que diz respeito a temas como direitos humanos, prática de trabalho, meio ambiente, governança, sustentabilidade, entre outros.
  Pode-se definí-la como:
“A responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:
  •        Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive à saúde e bem-estar da sociedade;
  •        Leve em consideração as expectativas dos stakeholders;
  •        Esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com normas internacionais de comportamento; e
  •        Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em seus relacionamentos”

 E como exemplo de responsabilidade social e sustentabilidade temos a Natura, que pode ser evidenciado no vídeo a seguir.


Um comentário:

  1. Achei muito interessante o texto, realmente a sustentabilidade tem tido bastante repercussão no mercado global. Ser uma empresa é ou age eticamente, com sustentabilidade e desenvolve políticas que policiem essas medidas, de certa forma traz um diferencial competitivo que atrai mais clientes e a torna reconhecida.

    Fernanda (845)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.