terça-feira, 1 de maio de 2012

O PROCESSO  DE SELECIONAR PESSOAS

          Um velho ditado popular diz que a seleção constitui na  escolha exata da pessoa certa para o lugar certo e no tempo certo. O objetivo da seleção é escolher e classificar os cadidatos mais adequados às necessidades do  cargo e da organização.
          Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser preenchido e as competências a serem capturadas. A seleção  baseada somente  em cargos dá menos importância às qualidades indviduais do candidato, ela está interessada em saber sobre as habilidades técnicas para a realização das tarefas. Já  a seleção baseada em competências interessa em maior parte pelas qualidades e características da personalidade do candidato.
          É evidente que a empresa que leva em consideração ambas as fundamentações alcança melhores resultados. Imagine que uma empresa contratou um execelente especialista em finanças corporativas, mas, que infelizmente possui personalidade neurótica (ancioso, deprimido, irritadiço, complicado); provavelmente essa empresa baseou a entrevista desta pessoa somente no cargo e não percebeu sua personalidade antes da contratação, um profissional com esse perfil têm predisposição para criar conflitos e pode agregar menos valor à empresa do que outro que  tenha tirado uma nota  menor no teste de seleção.
          A seleção baseada em competências agrega mais valor  competitivo à organização pois abrange características da personalidade dos  entrevistados , mas a margem de erro nas ciências humanas é muito  maior em relação às ciências físicas, por isso na prática os gestores utilizam mais de uma técnica de seleção para cada caso, envolvendo entrevistas de triagem, entrevistas técnicas, provas de conhecimento, provas de capacidade, testes psicológicos, testes de persoalidade e técnicas de simulação.
          As estratégias de seleção de novos colaboradores precisam estar alinhadas aos objetivos e metas do planejamento estratégico da cúpula da empresa e ao mesmo tempo devem atender às necessidades do  cargo. Para obter sucesso no processo  seletivo, os administradores precisam ter em mente que não basta somente aplicar testes e entrevistas escolhidas aleatoriamente por pessoas que não  possuam capacitação específica em técnicas de seleção (charlatões). A contratação de Gestores de Pessoas que possuam mérito  comprovado é de suma importância.
          O ideal é  que Gerentes de Linha e Gestores de Pessoas trabalhem em conjunto para selecionar profissionais que  agreguem valor à empresa com suas competências individuais e organizacionais. (Ana Carolina, 91)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.