domingo, 20 de maio de 2012

Modelagem do Trabalho

          A Modelagem do Trabalho representa a arquitetura da organização: como seus órgãos e cargos estão estruturados e distribuídos, quais as relações de comunicação entre eles, como o poder está definido e como as coisas irão funcionar. Ela busca a flexibilidade e maior participação das pessoas envolvidas.
          Para o colaborador, o cargo constitui uma das maiores fontes de expectativas e de motivação na organização; já para a organização, o cargo constitui a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais.
          Na Era Clássica as empresas desenvolviam estratégias que limitavam a participação dos funcionários, como o foco era nas tarefas as pessoas eram tratados como meros  recursos; a Era Humanística, menos mecanicista, dava ênfase nas pessoas e grupos sociais; nos dias atuais o Modelo Contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa pois considera as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização.
          No Modelo Contingencial, o desenho de cargos é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo, ele  supõe a utilização das capacidades de autodireção  e autocontrole das pessoas e, sobretudo, objetivos definidos  conjuntamente entre o ocupante e o seu gerente para tornar o cargo um verdadeiro fator motivacional. Esse modelo também permite a adaptação contínua do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante que é feita pelo enrriquecimento de cargos, que nada mais é do que a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação.
           Desse modo, a carreira baseada em cargos  está sendo  substituída pela carreira baseada em competências, e o plano de carreiras está  sendo substituído pelas oportunidades que surgem rapidamente dentro da organização. Assim, o prórpio funcionário é responsável por administrar sua carreira, procurando conhecer seus talentos e saber como desenvolvê-los e aplicá-los ao longo de sua vida profissional para aproveitar as oportunidades que surgem intempestivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.