terça-feira, 15 de maio de 2012

Líderes no Brasil


Em uma nota rápida da Revista Você RH do dia 09/05, é lançado o resultado de uma pesquisa de Robert Half :


Faltam programas sistemáticos para identificar líderes nas empresas brasileiras

Uma boa e uma má notícia: Nove em dez empresas brasileiras possuem profissionais com perfil de liderança, (..) empresa de recrutamento especializado. O problema é que 64,2% das organizações não têm programas sistemáticos para identificar líderes. William Monteath, diretor de operações da Robert Half no Rio de Janeiro, explica a contradição dos números. “Em geral, a maior parte dos entrevistados, apesar de enxergar profissionais com qualidades de líderes, não observa que a empresa tenha a mesma percepção ou trate esses talentos de forma diferenciada”. O levantamento foi feito com cerca de 300 presidentes, superintendentes, diretores e gerentes de empresas, de médio e grande porte.

Conforme lido acima, é importante ressaltar o uso de indicadores para se identificar líderes e talentos potenciais. No site G1 é mais detalhada e pesquisa de Robert Half:

"A pesquisa também apontou que as três principais qualidades de um bom líder são inspirar outras pessoas (43,4%), ética (42%) e a capacidade de tomar decisões (38,9%). No sentido oposto, entre os maiores defeitos dos líderes estão fatores como desequilíbrio emocional (26,4%), arrogância (19,3%) e centralização (16,4%)."

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.