sábado, 12 de maio de 2012

Liderança


Muito se tem falado na relação entre líder e chefe dentro das organizações, fato é que para ser chefe não precisa ser líder, e para ser líder não é necessário um cargo de chefia. Então os ganhos que um chefe que é líder pode trazer em sua equipe é determinante para o sucesso da organização, mas existem alguns tipos de lideranças que pode aplicar aos diversos contextos organizacionais. 

Antes de ver esses tipos de líderes vale adicionar um conceito ou definição, que é Liderança é um processo de influência; nesse sentido, os líderes são indivíduos que, por suas ações, encorajam um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada.

Esses líderes podem ser:

-Transacionais já que orientam seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo requisitos dos papéis e das tarefas. Nesse modo o líder recompensa contingente, negocia troca de recompensas por bom desempenho, reconhece realizações, administra por exceção (ativa), observa e procura desvios de regras e padrões toma medidas corretivas, administração por exceção (passiva), apenas intervém quando os padrões não são cumpridos, laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.

-Transformacionais já que inspiram os seguidores a transcenderem seus interesses pessoais em favor da organização e exercem um efeito profundo e extraordinário sobre eles. Nesse modo o líder deve ter carisma apresentando visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança; inspiração comunicar expectativas elevadas, expressa objetivas importantes de maneiras simples; estímulo intelectual promover a racionalidade, inteligência e solução cuidadosa dos problemas; consideração individualizada pois dedica atenção pessoal, orienta tecnicamente, aconselha.

Em meio aos líderes transformacionais, características como a Liderança carismática que é uma extensão do modelo da atribuição de liderança e um subconjunto da liderança transformacional. O líder carismático possui uma meta idealizada que desejam alcançar e um forte compromisso pessoal com ela; e também anticonvencional, autoconfiante, assertivo, além de agente radical, em lugar de guardião do status quo.

Para conseguir essa façanha é necessário um processo de influência onde o líder articula uma visão atraente para os seguidores, estabelece expectativas de desempenho elevado e manifesta confiança em que os seguidores possam alcança-las,comunica um novo conjunto de valores e estabelece um exemplo a ser imitado pelos seguidores, e demonstra coragem e convicção por meio do auto-sacrifício. 


Essa liderança pode ser ainda, visionária onde há a habilidade para criar e articular uma visão do futuro, realista, digna de crédito e atraente, que cresce a partir do presente e o aperfeiçoa. Uma visão não é um sonho. É uma realidade que ainda precisa vir a existir. Ao contrário de uma declaração de de missão que transmite o propósito, mas não a direção, a visão propicia os meios e também os fins.


O líder visionário deve explicar a visão aos demais, expressar a visão não apenas verbalmente, mas também por seu comportamento, estender a visão para diferentes contextos de liderança.

Não poderia deixar de relatar, ainda, péssimas características para um líder:

  Líderes supertreinados;
  Líderes talentosos demais;
  Líderes muito bondosos;
  Líderes que se fecham às novas idéias;
  Líderes com estilos inapropriados para a situação;
  Líderes que se colocam adiante da equipe;
  Líderes que não conhecem realmente a equipe;
  Líderes inconstantes;
  Líderes que não conseguem ser seguidores;
  Líderes que se recusam a reconhecer os membros da equipe;
  Líderes que têm “peixinhos”;
  Líderes que não permitem o fracasso;
  Líderes que protegem e culpam;
  Líderes sem ética;
  Líderes distantes;
  Líderes que não servem de modelos para o comportamento;
  Líderes negligentes quanto às necessidades profissionais dos membros da equipe;
  Líderes que não estão dispostos a lutar pela equipe;
  Líderes que não estão dispostos a assumir riscos;
  Líderes que não permitem o conflito;
  Líderes que não valorizam a diversidade;
  Líderes passivos.

Mitos sobre a liderança: 

Mito 1 - A Liderança é uma habilidade rara. 
Mito 2 - Os líderes são natos, não feitos. 
Mito 3 - A liderança existe só na cúpula da organização. 
Mito 4 - O líder controla, dirige, impulsiona, manipula.

Referências bibliográficas: 



CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Edição 7 Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

oMAXIMIANO, Antônio Carlos Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. Edição 6 São Paulo, Atlas 2007.

ROBBINS, Stephen P. Administração. Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2001. 

LACOMBE, Francisco. Administração: Princípios e Tendências. São Paulo:  Saraiva, 2003





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.