sexta-feira, 4 de maio de 2012

ISO 11620 - Indicadores de Desempenho



Gerenciar é atingir metas. Isso já sabemos. Mas como fazer isso sem medir? Só gerencia quem mede.

A medição tem a finalidade de subsidiar o processo de tomada de decisão, no sentido de decidir com base em fatos e dados. O indicador é um instrumento de medição do desempenho da meta. É preciso antes de qualquer coisa, determinar o que medir e para isso, deve-se considerar a complexidade dos processos a serem avaliados, além da importância das informações para verificar o alcance dos objetivos e metas. (CALLADO, CALLADO E ALMEIDA, 2007)

Existem documentos que tratam de indicadores de desempenho voltados a bibliotecas tradicionais e digitais, como as Normas Internacionais ISO 11620, ISO 20983, o Projeto EQUINOX, além de um manual publicado pela UNESCO, como fontes básicas e qualificadas para o estudo e a seleção de indicadores e metodologias.

De acordo com dados das Normas Internacionais ISO 11620:1998, um indicador deve buscar relacionar  as seguintes características: Conteúdo informativo; Confiabilidade; Validade; Idoneidade; Praticidade; e, Comparabilidade.

Para mensurar um processo, um resultado ou uma estratégia, três aspectos são importantes: primeiramente deve-se decidir o que medir, depois definir como medir, ou seja, definir o instrumento capaz de medir o que se deseja e por último o valor do que esta sendo medido, ou seja, medir algo que irá realmente contribuir com a gestão. (ROZADOS, 2005)

O ISO 11620:2008 especifica os requisitos de um indicador de desempenho para bibliotecas e estabelece um conjunto de indicadores de desempenho a serem utilizados por bibliotecas de todos os tipos. Além disso, contém descrições concisas dos indicadores de desempenho e da recolha e análise de dados necessários. Limitações sobre a aplicação de indicadores de desempenho individual também estão listados para cada indicador de desempenho.

Para quem quiser ler um bom artigo sobre esse assunto, segue o link:

Segue abaixo também dois link's para apoio:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É notório como os indicadores de desempenho são fundamentais por mensurar com medidas claras o desempenho da empresa de acordo com as necessidades de informação colocadas pela administração.
    Vânia Lúcia (1457)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.