segunda-feira, 14 de maio de 2012

Importante papel de RH a Administração de Mudanças

  Como exemplo de mudança em gestão de pessoas, temos o caso dos escritórios da Google, famosos por terem um layout arrojado, proporcionando uma melhor interação entre os funcionários e o que é melhor, traz motivação.
  Com um conceito inovador de gestão de pessoas, a empresa cria um ambiente de trabalho confortável, que estimula a criatividade e a inovação, isso serve para que as pessoas possam relaxar no meio do dia, ou na hora que elas quiserem. Temos também cuidados como creme de mão, espuma de barbear e desodorante dentro do banheiro.
   Dessa forma, parece até que os funcionários do Google não trabalham, mas pelo contrário, as atividades são muito bem administradas pela companhia. A política de gestão de pessoas do Google desenvolveu a seguinte fórmula: 70% - 20% - 10%, na qual a primeira porcentagem significa o tempo em que o empregado deve dedicar-se à empresa. Os 20 % representam o tempo em que deve se ocupar com pesquisas de interesse pessoal e os 10% restantes, quanto deve usar para lazer. “O Orkut foi desenvolvido por um de nossos funcionários nessa parte dos 20%”, conta Carlos Félix Ximenes, gerente de Comunicação do Google Brasil.
  O processo de gestão utilizado pelo Google pode surpreender muitos executivos de recursos humanos por sua filosofia pouco comum. Ele é estruturado com base em 12 princípios:
  1. Conheça profundamente sua equipe antes de fazer mudanças
  2. Procure o consenso ao invés de impor decisões
  3. Tome decisões claras e assuma a responsabilidade por suas ações
  4. Você trabalha para sua equipe e não o contrário
  5. Coloque a mão na massa
  6. Compartilhe as informações com a equipe
  7. Resultados têm maior impacto do que politicagem
  8. Arrisque-se. O fracasso pode trazer grande aprendizado
  9. Construa um bom relacionamento com seu time, para trabalhar bem em equipe
  10. Encoraje a criatividade de seus funcionários
  11. Independentemente da hierarquia, mantenha os canais de comunicação interna abertos
  12. Crie um bom ambiente de trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.