domingo, 6 de maio de 2012

A Importância dos Componentes da Cultura Organizacional

          A cultura representa a maneira como a organização visualiza a si própria e seu ambiente. Seus principais componentes são os artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
          Os artefatos constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma empresa: a forma como as pessoas se vestem, falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que é importante e relevante para elas. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais, são exemplos de artefatos.
           Já os valores compartilhados, que constituem o segundo nível da cultura, definem o que é importante para as pessoas e as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros e em muitas organizações são criados pelos próprios membros.
          As pressuposições básicas constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nas quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas, adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas nem sequer faladas.
           Os componentes culturais de uma empresa acrescentam valores e a torna mais competitiva pois delineiam a cultura organizacional que constitui importante fator no sucesso ou fracasso das organizações.
          As empresas bem sucedidas estão adotando culturas não somente flexíveis, mas, sobretudo, sensitivas para acomodar as diferenças sociais e culturais de seus funcionários.
          Portanto, os três principais componentes da cultura organizacional citados acima precisam ser também planejados, devido a sua grande importância. Os artefatos da cultura são mais fáceis de se mudar, porém, o nível invisível que constitui as pressuposições básicas é mais difícil. O ideal é que a empresa, ao surgir, já tenha pré-definido os componentes de sua cultura de forma estratégica, mas, se a empresa já existe a muito tempo e possui uma cultura consolidade em padrões ultrapassados, ela terá que efetuar as mudanças necessárias, pois, no mundo de hoje a competição é acirrada e a empresa que não evolui também não sobrevive. (Ana Carolina, 91)

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