sexta-feira, 4 de maio de 2012

Excelência na gestão de pessoas


João Castro Neves, é presidente da AmBev /  08/11/2010
O Brasil passa por um momento único. Com a consolidação das conquistas dos últimos anos no campo econômico, o país abriu um vasto horizonte de expansão. O crescimento recorde de 9% no primeiro trimestre lança sobre nosso país a atenção do mundo todo. Não há dúvida de que vivemos o melhor momento em décadas. Mas mesmo os cenários positivos impõem suas exigências. 

Se o Brasil já se mostrou bem-sucedido em sua política macroeconômica, com controle da inflação e fortalecimento do mercado interno, a próxima conquista está no campo profissional. Diante de tamanho crescimento, precisamos ter pessoas suficientemente qualificadas para que continuemos nesse ritmo de ascensão. 

Nós, da AmBev, sempre acreditamos que o nosso principal ativo é nossa gente - como chamamos os profissionais da companhia. Para valorizar nosso time, trabalhamos com o reconhecimento e as oportunidades de crescimento. 

A nossa cultura está baseada em pilares como meritocracia, que vai além do bônus, e garante reconhecimento, incentivo da atitude de donos do negócio e transparência de objetivos. Mas, para que tudo isso funcione, sabemos que precisamos investir de forma sistemática no crescimento de nossa gente. A Universidade AmBev, criada há 15 anos, integra diversos programas de treinamento, alcançando todos os colaboradores. O investimento, nesse período, foi de 150 milhões de reais. Em 2009, ano em que realizamos mais de 32 000 treinamentos - mais de um por funcionário -, foram destinados 16 milhões de reais. E, em 2010, serão 25% a mais, totalizando 20 milhões de reais. 

Nosso sonho - e sempre dizemos que sonhar pequeno dá o mesmo trabalho que sonhar grande - é ser a empresa referência do século 21 em formação de talentos. Nesse contexto de mercado aquecido, lançamos neste ano o Programa Trainee Industrial, focado na formação de mestres cervejeiros e engenheiros industriais. Num ano em que faremos o investimento recorde de 2 bilhões de reais para ampliar de 10% a 15% nossa capacidade produtiva, recrutar, formar e reter os melhores talentos é nosso grande desafio.
( Leonardo Fonseca- 825)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.