sábado, 5 de maio de 2012

Evolução da área de Recursos Humanos


No início da abordagem de RH, na chamada era da Industrialização Clássica, as pessoas eram tratadas como recursos produtivos da organização. Exerciam atividades padronizadas, eram monitoradas o tempo todo e não tinham incentivo algum para desenvolver um produto inovador ou mesmo se desenvolver profissionalmente. As pessoas eram vistas como "coisas", ou seja, como parte do patrimônio fisíco da organização.
Após a Segunda Guerra Mundial o mundo começou a mudar mais rápido e a necessidade de transformações e de novos modelos estruturais foi logo percebida. Para acompanhar essas constantes mudanças e se tornar cada vez mais competitiva, as empresas modificaram seus processos e começaram a dar enfoque maior no resultado, deixando o processo de produção mais flexível e mais propício a uma possível inovação. As pessoas começavam a ter sua importância reconhecida.
A partir da Era da Informática, marcada por forte mudança e instabilidade, que as pessoas passaram a ter papel fundamental nas organizações. É a época da gestão com pessoas, onde os colaboradores(como passaram a ser chamados os funcionários) passaram a ser parceiros da empresa. Nesse estágio da evolução, o capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento (intangível). As práticas de RH foram delegadas aos gerentes de linha em toda a organização, enquanto os gestores de RH assumiram posição de STAF, dando suporte aos gerentes e promovendo consultoria interna.
   Lucas Bicalho (854)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.