domingo, 13 de maio de 2012

Empresas confundem feedback com avaliação de desempenho



terça-feira, 12 de julho de 2011
por Lucas Toyama

Prática não muito comum entre as corporações, o feedback é ferramenta mandatória para que a engrenagem de líderes e liderados funcione em harmonia. Ou deveria ser, já que poucas empresas entendem a importância de se dar um retorno frequente aos funcionários sobre suas tarefas e atitudes. A baixa aderência à prática do feedback pode ser explicada, entre várias razões, pela confusão que se faz entre feedback e avaliação de desempenho. “O primeiro deve ser frequente, em todas as direções, pode ser mais informal e deve ser utilizado como uma ferramenta para o segundo, que é um processo estruturado, formalizado, que acontece de tempos em tempos na companhia”, explica Rosana Rodrigues, consultora sênior da doers, especializada em gestão de capital humano.

Na prática, isso significa que o feedback deve ser usado para que não haja surpresas na avaliação de desempenho. Afinal, dar retornos frequentes é uma forma de corrigir rotas equivocadas e confirmar acertos ao longo da jornada, e não apenas em momentos pontuais. “Não são raros os casos em que um funcionário é mal avaliado sem saber que sua performance não estava agradando. Essa situação é desconfortável, injusta e desestimulante”, pondera Rosana.[...]

Nesse artigo fez com que fosse esclarecida a diferença da à avaliação de desempenho com o feedback que é outro modo de saber como está o comportamento dos liderados naquele momento na empresa. Mostrando os pontos chaves de cada um, quando pode ser usado um ou o outro e quais os benefícios que cada um pode trazer para organização, levando em conta que poderá ser usados os dois na mesma empresa. (Leonardo Fonseca-825)

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