domingo, 6 de maio de 2012

Efeito Halo


A professora Fernanda falou dentro de sala um pouco sobre o Efeito Halo, resolvi pesquisar um pouco mais para entender melhor.

O ‘”efeito halo” é uma clássica descoberta em psicologia social.

O efeito halo é a possibilidade de atribuir vários fatores positivos a uma pessoa avaliando apenas um ou poucos fatores positivos da mesma pessoa. Um exemplo, o chefe considera um funcionário competente por nunca chegar atrasado.

Esse efeito pode acontecer em qualquer lugar, não só dentro de uma empresa, como por exemplo, as Estrelas de Hollywood muitas vezes por serem atraentes e agradáveis, consideramos elas inteligentes, amigáveis etc., podemos citar também os políticos que tentam ser amigáveis sem mostrar nenhum conteúdo, fazendo com que as pessoas considerem suas políticas boas.

O efeito halo é uma grande falha na avaliação de desempenho, muitas vezes os empreendedores usam essa linha de pensamento e nem sempre é satisfatório, causando um prejuízo para a empresa ou algo mais grave. Um bom exemplo seria um bom vendedor que foi promovido para gerencia e não se adequou no novo cargo, fazendo com que a empresa ficasse sem um bom vendedor e sem um gerente.

                               Lílian C. Rabelo (1446)

Um comentário:

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.