domingo, 6 de maio de 2012

Desenvolvimento de Pessoas na Gestão da Mudança

          Durante as eras mecanicista e tradicional as organizações eram feitas para durar para  sempre, como se fossem prontas, perfeitas e acabadas e não necessitassem de melhorias ou ajustes com o passar do tempo.
          Mas os tempos mudaram e hoje, em plena  Era da Informação e de  globalização do mundo dos negócios, a crescente mudança e instabilidade ambiental colocou em cheque o antigo modelo rígido e definitivo de organização.
          E, para sobreviver e crescer nessa nova era as organizações precisam se adaptar à pricipal característica dos tempos modernos: a mudança.
          Mudança envolve transformação, interrupção, pertubação, ruptura, dependendo da sua intensidade. A maior parte das organizações entende erroneamente que a gestão das mudanças significa fazer pequenas alterações tópicas em alguns assuntos problemáticos para consertar situações ou corrigir  erros. A Gestão da Mudança Organizacional tem um significado extremamente amplo e sistêmico; o primeiro passo está em mudar o comportamento individual para posteriormente ter condições de mudar o comportamento organizacional.
          O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a  educação e com a orientação para o futuro do que o treinamento. Está mais focalizado no treinamento pessoal do empregado e visa à carreira futura e não apenas ao cargo atual.
          Na abordagem tradicional , o desenvolvimento era reservado apenas para os níveis mais elevados. Hoje, as organizações estão exigindo novas habilidades, conhecimentos e competências de todas as pessoas e o desenvolvimento passou a envolver a totalidade dos funcionários.
         A mudança individual começa com a consciência quanto a sua necessidade. Os profissionais encarregados de implantar o processo de mudança precisam despertar nos colaboradoreso desejo de participar e apoiar a mudança, e para que isso aconteça a empresa deve contratar profissionais capacitados e com ótimas referências, para implantar as habilidades e comportamentos requeridos. A mudança também precisa ser constantemente mantida e reforçada.
         Desenvolver  os colaboradores durante o processo  de mudança organizacional  é uma medida preventiva a problemas de adaptação e também uma estratégia de aprimoramento pessoal que só tede à agregar valores à organização. (Ana Carolina, 91)

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