sábado, 5 de maio de 2012

DESENHO DE CARGOS





Todos os cargos atualmente requerem uma maior flexibilidade e com uma participação continua das pessoas formando então equipes.
No organograma, o cargo define hierarquia, ou seja, a quem o ocupante vai exercer autoridade e de quem ele é subordinado.
O desenho de cargo é muito importante dentro de uma empresa, pois, através  do desenho podemos entender melhor o funcionamento da empresa, facilitando então nas praticas de RH e na tomada de decisão, tendo especificações daquele determinado cargo para poder exigir do futuro ocupante do cargo.
No desenho de cargos há quatro condições que precisa ser definida para estruturar e dimensionar o cargo:
·         Tarefas que o ocupante irá desempenhar
·         Como as tarefas serão desempenhadas
·         Quem é o superior imediato
·         A quem deverá supervisionar e dirigir

Modelos de Cargos

·         Clássico: Definir métodos padronizados, treinar pessoas para atingir a Máxima Eficiência utilizando incentivos salariais.
·         Humanístico: objetivo de substituir a engenharia industrial pelas ciências sociais, a organização formal pela informal, a chefia pela liderança.
·         Contingencial: Considera três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura organizacional, o desenho de cargo baseia na mudança e na revisão do cargo.
A descrição dos cargos: é a descrição das responsabilidades do ocupante daquele cargo.
A Análise do Cargo: o que o cargo exige do ocupante em questão de conhecimentos, habilidades e capacidades.
NA CHARGE PODEMOS PERCEBER O QUANTO É IMPORTANTE UM DESENHO DE CARGO DENTRO DE UMA EMPRESA, AQUELA PESSOA QUE ESTÁ SENDO CONTRATADA TEM QUE SABER QUAIS SÃO SUAS RESPONSABILIDADE E AS TAREFAS A CUMPRIR.

                                                                   Lílian Rabelo (1446)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.