segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cultura organizacional

Esse video mostra o quanto é diferente um cultura adptativa com uma não adaptativa, e o quanto uma cultura flexivel pode motivar o funcionario, já uma cultura que o funcionario está sobre pressão é uma cultura desmotiva e consequentemente abaixa a produtividade.

A cultura organizacional depende do seu fundador, pois, a cultura de uma empresa vai ser decorrente das crenças, costumes, pensamentos de seu fundador, onde esse elementos vão permanecer ao longo da organização. A cultura é todo o permear da empresa, é a razão dela existir, que é passada, de um funcionário para outro.
A cultura organizacional possuem três componentes:
·         ARTEFATOS: são coisas concretas, visíveis: os produtos, serviços, uniformes.
·         VALORES COMPARTILHADOS: crenças, valores, que geralmente são implantadas pelo fundador da empresa que vão passando de um para o outro.
·         PRESSUPOSIÇÕES BASICAS: são difíceis de ser percebidas, são as crenças inconscientes, percepções, sentimentos nos quais as pessoas acreditam.

Cultura adaptativa: são maleáveis e flexível  e são voltadas para a inovação e a mudança, são caracterizadas criatividade, inovação e mudanças.
Cultura não adaptativa: são rígidas, são voltadas para a manutenção do status quo e do conservadorismo.
                                                                                     Lílian Rabelo( 1446)

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