terça-feira, 1 de maio de 2012

Cultura de vencedores X Cultura Organizacional



Vivemos em um mundo onde somente admira-se a vitória, aquele que venceu todas as etapas e chegou em primeiro lugar. Deixamos de lado as pessoas que ficaram em outras colocações, isso é errado, pois muitas vezes aquele que chegou na segunda posição se superou mais do que aquele que chegou em primeiro lugar. O fato de deixarmos de lado os que tentaram mas não venceram faz com que deixem de tentar, por medo de perderem. É justamente por essa cultura que não sabemos perder, e queremos sempre a vitória, sem nos lembrar de que quem foi vitorioso foi porque nunca deixou de tentar e ultrapassou seus limites. Ao contrário do que pensamos, as derrotas nos faz forte, nos faz ter a vontade de vencer, nos ensina, exige perseverança, paciência, e com ela aprendemos mais do que se estivéssemos apenas vencido. Ao vencer devemos ter a humildade de saber que vencemos, mas não sabemos tudo, não chegamos ao topo, temos a capacidade de buscar sempre mais, de continuar ultrapassando nossos limites. Quem não pode perder, também não pode vencer.
Não importa o patamar em que você esteja, o que importa é o seu aprendizado, a sua coragem de ir sempre mais. Não se sinta inferior por não ter conseguido desta vez, tente, tente e tente até que você consiga, e mostre a você mesmo o que você é capaz de fazer.

Não tenha medo de errar. É preciso olhar a vitória com a penitência do derrotado e a derrota, se digna, com o orgulho do vitorioso.

O mesmo vale para a cultura organizacional de algumas empresas, onde só é admirado aquele que conseguiu bater suas metas, alcançar seus objetivos. A cultura de uma organização é considerada a maneira pela qual ela aprendeu a lidar com seus parceiros. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças, valores, comportamentos, mitos e outros que representa a maneira de trabalhar e funcionar desta. Esse vídeo é interessante pois ilustra o comportamento das pessoas dentro das organizações, de fazerem sempre a mesma coisa pelo simples fato de terem chegado e ser assim. Não sabem o porque estão fazendo, só sabem que sempre foi assim.
A cultura de uma organização ajuda a melhorar ou piorar o seu desempenho. Algumas pessoas preferem trabalhar dentro de uma cultura já existente do que tentar mudá-la. O que você pensa a respeito disso? (Maisa-827)


fonte:http://www.gpportal.com.br/2011/10/uma-cultura-de-vencedores.html

Um comentário:

  1. É essencial conhecer a cultura da organização e tambem estar sempre atento aos acontecimentos na empresa, onde atraves do conhecimento adquirido anteriormente possa fazer observações sobre o ambiente e sugerir mudanças, buscando entender o porque que sempre ocorreu daquela forma.
    (Vania Barbosa-857)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.